Todos os grandes produtos tecnológicos começam com uma patente, mas é também verdade que todos aqueles que nunca chegaram a ser materializados, também. Este novo gadget pode muito bem seguir qualquer um dos caminhos, mas, pelo bem da inovação, vamos esperar que este seja um dos primeiros casos.

De acordo com um documento recentemente publicado pela entidade reguladora das patentes nos EUA, a Apple está a desenvolver uma nova versão do Pencil, a caneta digital lançada em 2015 que foi concebida para dar mais liberdade aos artistas que têm no iPad Pro uma das suas ferramentas de trabalho. Esta nova versão destaca-se pela sua capacidade de funcionar em qualquer superfície e até no ar.

A patente foi publicada no passado mês de janeiro e está intitulada com o nome de "Criação de Conteúdos com Recurso a um Dispositivo de Input Utilizado em Superfícies Não Eletrónicas".

tek apple patente

Apesar de não terem sido desvendados detalhes adicionais acerca deste equipamento, o estado atual da tecnologia (e a imagem que acompanha o documento) diz-nos que o Pencil poderá funcionar em parelha com um sensor externo que ficará incumbido de monitorizar os movimentos desta caneta.

Na prática, a caneta vai permitir aos utilizadores que recorram a qualquer superfície para desenhar ou escrever nos seus computadores e tablets. Na melhor das hipóteses, nem será preciso qualquer superfície, o que poderá tornar este dispositivo numa potencial adição a um sistema de realidade virtual.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.