A Apple, em declarações ao TechCrunch, justificou a mudança do motor de busca com a necessidade de oferecer mais “consistência” aos seus utilizadores, uma vez que o Safari já tem o Google como motor de busca padrão nos outros equipamentos.

“Temos um relacionamento forte com a Google e com a Microsoft e continuamos comprometidos em oferecer a melhor experiência de utilizador possível", explicou a empresa.

E, apesar da troca da ferramenta de busca servir para links na web e para vídeos, através do YouTube, a pesquisa de imagens na Siri vai continuar a ser fornecida pelo Bing, da Microsoft. A empresa de Bill Gates explicou que valoriza o seu relacionamento com a Apple e que pretende continuar a sua parceria nesta área.

Segundo o TechCrunch, os resultados das pesquisas do Google diretamente nos dispositivos da Apple vão ter origem na API do serviço, não existindo anúncios na página de resultados, nem monitorização das buscas por parte da Google.

macOS High Sierra pronto a descarregar – mas com bug?

Ao mesmo tempo que anunciou a troca de motor de pesquisa, a Apple disponibilizou para download o novo sistema operativo para Mac High Sierra, apresentado em junho.

Sendo uma versão aperfeiçoada do seu antecessor - o macOS Sierra - o High Sierra apresenta várias novidades como um novo sistema de ficheiros de 64- bits, o Apple File System, o novo padrão de vídeo HEVC (High Efficiency Video Coding) que acelera o streaming de vídeos e, a integração do Metal 2, que torna possível agilizar processos em projetos de machine learning e de realidade virtual.

Mas, segundo a Forbes, Patrick Wardle, um ex-analista da Agência de Segurança Nacional norte-americana (NSA) descobriu um ponto fraco grave no novo OS.

Wardle publicou um vídeo onde mostra a falha no sistema operativo que permite a um invasor o acesso a credenciais armazenadas no Keychain (porta-chaves do sistema) sem ser necessária qualquer password. Para isso, “apenas” é preciso ter a ferramenta keychainStealer.

O chefe de segurança da empresa ‎Synack terá informado a Apple desta situação, mas, até à data ainda não houve qualquer resposta por parte da tecnológica.