A Apple costuma ser bastante discreta no que diz respeito a novas tecnologias, mas os “caçadores” de patentes procuram saber todos os segredos da gigante de Cupertino antes de serem anunciadas. Há anos que se fala num automóvel autónomo ou de um sistema de headset de realidade aumentada/virtual, que teimam a não ser anunciados oficialmente. E agora, as últimas novidades dizem respeito à possibilidade de a gigante tecnológica entrar no negócio dos drones.

As patentes nem sempre resultam em produtos, mas pelo menos demonstram o interesse das empresas na investigação tecnológica. E a avaliar por algumas patentes descobertas, a Apple tem um drone em desenvolvimento. Conforme refere o documento, a patente registada em Singapura diz respeito a um veículo aéreo não tripulado e a respetiva associação a um controlador, detalhando a forma de emparelhamento.

Veja na galeria imagens da patente do drone da Apple:

A Patently Apple dá conta de novos sistemas e métodos associados a drones com capacidade de comunicação para o comando e controlo em redes 5G, num ecossistema standard criado pela 3GPP (organização responsável pela gestão e estandardização da tecnologia wireless, responsável pelo padrão da rede 5G). O controlador do drone poderá utilizar uma frequência de rádio para controlo remoto ou através de um smartphone iPhone.

O documento tem alguns esquemas técnicos de como o drone pode ser controlado através de uma rede 3GPP. O sistema poderá ser uma forma de controlar um drone a grandes distâncias através de uma rede celular. Os operadores podem receber informações como a velocidade, orientação, altitude, assim como fazer as comunicações com os respetivos equipamentos aéreos.

Como sempre, os documentos de patentes podem indicar o interesse na tecnologia, mas podem não resultar em produtos finais.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.