Em janeiro, a imprensa internacional avançou que a Apple estava a trabalhar na produção do seu primeiro veículo elétrico autónomo, com vista a tornar o “Project Titan” numa realidade já em 2024, dando força aos rumores que circulavam há já algum tempo na Internet acerca do Apple Car.

Embora, numa primeira fase, a gigante de Cupertino tenha entrado em conversações com a Hyundai para realizar uma parceria, com intenções de fechá-la em breve, as negociações entre as empresas podem ter chegado a um fim abrupto. Ainda neste mês a Reuters avançou que a fabricante sul-coreana de automóveis terá dado a conhecer que já não estava a negociar o desenvolvimento de veículos autónomos com a Apple.

Fora dos problemas em matéria de negócios, o design e funcionalidades do Apple Car continuam a ser um mistério. Por um lado, rumores avançados anteriormente dão conta de um veículo elétrico com um novo tipo de bateria que permitiria reduzir os custos e ampliar a gama de automóveis. O Apple Car poderá também ser concebido para operar sem um condutor e para ser utilizado em operações comerciais de transporte de bens.

Por outro lado, a Apple ainda não apresentou qualquer tipo de confirmação oficial em relação às informações que vão surgindo acerca do projeto. Como já é habitual, a empresa da maçã tem vindo a submeter múltiplas patentes ao US Patent and Trademark Office, incluindo algumas que podem já antever as funcionalidades do Apple Car.

Clique nas imagens para conhecer algumas funcionalidades reveladas por patentes da Apple

Uma patente publicada em fevereiro de 2019 descreve um sistema que projeta imagens holográficas no para-brisas ou em outras janelas de um carro. As imagens em questão podem incluir informações sobre veículo, como a sua velocidade e direção, ou ainda pormenores sobre o que se está a passar no seu interior.

Já outra patente submetida pela Apple em junho de 2017 detalha múltiplas formas de integrar interfaces, como ecrãs, no interior de um automóvel de modo a que possam ser “escondidas” quando não estão em uso.

A pensar em quem sofre de enjoos quando anda num automóvel, uma patente publicada em novembro do ano passado apresenta um sistema de realidade virtual que dá ao utilizador uma maior sensação de estabilidade enquanto viaja.

Entre as patentes apresentadas pela Apple estão também sistemas que prometem dar uma maior privacidade aos passageiros de um automóvel através do escurecimento das janelas, que apresentam alertas aos condutores sobre o que se passa em torno do seu carro, e que permitem um controlo mais facilitado da temperatura interior do veículo.