Esta é uma semana cheia de novidades da Apple, sejam os novos computadores Mac com hardware atualizado, como o iOS 18.1 também será lançado nos próximos dias. A fabricante optou por não realizar nenhum evento dedicado, mas prevê-se que os anúncios sejam lançados através de comunicações oficiais durante os próximos dias.
Na calha estarão versões redesenhadas do Mac Mini, um novo iPad e um iMac M4. Mark Gurman, da Bloomberg, já tinha também adiantado a possibilidade de serem introduzidos novos elementos da linha MacBook Pro, um de 14 e outro de 16 polegadas, ambos atualizados com chips M4. A versão com ecrã mais pequeno será de entrada de gama e a de 16 será de topo.
Na sua mais recente newsletter, Mark Gurman aponta um novo iPad de gama de entrada previsto para o próximo ano e que a atualização do sistema operativo iOS 18.2, com atualizações de funcionalidades de inteligência artificial já está em teste.
De notar que o chip M4 a serem introduzidos nos novos equipamentos Mac é a preparação para os computadores da Apple começarem a oferecer as funcionalidades de inteligência artificial do Apple Intelligence. O primeiro equipamento com o novo processador foi o iPad Pro, introduzido no mercado em maio, tendo prometido funcionalidades para ajudar os artistas a serem mais criativos.
Prevê-se assim que esta semana seja revelado um iMac de 24 polegadas juntamente com os referidos modelos MacBook Pro e ainda duas versões do Mac mini: uma com a versão standard do M4 e outro com o M4 Pro. O novo processador M4 garante um processador neural (NPU) com capacidade de processador 38 TOPS, praticamente dobrando a capacidade do M3 que permitia 18 operações por segundo.
Outra novidade, neste caso no Mac mini, é a introdução de ray tracing pela primeira vez, o que garante imagens mais realistas, sobretudo no gaming. Espera-se também que pela primeira vez a Apple possa oferecer o mínimo de 16 GB de RAM aos computadores Macs de gama de entrada, para compensar o processamento das funcionalidades Apple Intelligence. Apesar da IA requerer apenas 8 GB de RAM, os computadores ganham assim mais músculo para processar outras tarefas.
Os Mac mini vão ter um novo design, sendo mais pequenos, semelhante ao tamanho da caixa Apple TV e vai introduzir duas portas na frente e em algumas versões, mais três na traseira.
Espera-se ainda que o MacBook Air seja também atualizado com processadores M4, mas neste caso apenas entre janeiro e março do próximo ano. E depois o Mac Studio entre março e junho. O analista aponta ainda para um Mac Pro com a versão mais poderosa do M4 a ser lançado entre junho e o outono de 2025.
Num produto diferente, espera-se a apresentação de um ecrã inteligente doméstico, semelhante a um iMac retro, considerando as suas molduras. O analista diz que o ecrã tem o tamanho de cerca de dois iPhones lado a lado e que este está posicionado com um ângulo numa pequena base. Este terá aplicações úteis, como FaceTime, Notes e Calendar e que terá colunas.
Todos estes produtos serão anunciados a partir de hoje e durante a semana, esperando-se especificações mais detalhadas de cada produto, confirmado pela própria Apple.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários