Realiza-se hoje a Apple Worldwide Developers Conference (WWDC), um evento onde são reveladas algumas novidades da empresa da maçã, mais concretamente relacionadas com atualizações dos seus sistemas operativos, software e outras tecnologias direcionadas aos estúdios e developers. Este ano, devido à pandemia da COVID-19, o evento realiza-se em formato virtual, esperando-se atualizações como o iOS 14, a nova geração do sistema operativo de smartwatches watchOS 7, assim como novidades para o macOS.

O evento tem início às 18:00 (hora de Lisboa) e prolonga-se ao longo de toda a semana, até sexta-feira dia 26, prevendo-se mais de 100 sessões online dedicadas à engenharia da próxima geração de aplicações para os equipamentos Apple. O evento pode ser acompanhado diretamente do website do evento, ou através da aplicação Apple Developer no iPhone, iPad e Apple TV.

tek WWDC

Por ser um evento dedicado à comunidade de developers, há algumas novidades que se esperam ser anunciadas. Uma delas pode ser ao nível do hardware, numa transição estratégica de chips do Mac. A empresa liderada por Tim Cook poderá revelar a mudança dos chips até aqui fornecidos pela Intel, para os próximos modelos de 12 núcleos da arquitetura da ARM, com um design personalizado para o Mac.

Relativamente às novidades previstas para o iOS 14 e iPadOS 14, existem rumores de que os sistemas operativos podem introduzir funcionalidades tais como um novo design no ecrã principal, a possibilidade de anular mensagens enviadas pelo iMessage e a configuração por defeito de apps como Google Maps e Spotify, avança a Business Insider, que cita diferentes fontes. Outras novidades relativas ao SO prendem-se com a introdução de novas apps para fitness e realidade aumentada.

Quanto ao Apple Watch, o seu sistema operativo watchOS 7 prevê-se novidades tais como novos designs de visualização, a possibilidade dos utilizadores personalizarem os seus próprios templates e partilharem com outras pessoas, assim como novidades ao nível do controlo parental. Em fevereiro, a Bloomberg dava conta de uma nova tecnologia de acompanhamento do sono, que já está a ser testada internamente. No entanto, ainda existe a dúvida se a funcionalidade será introduzida via software ou em novos modelos de hardware do relógio inteligente da Apple.

Apesar de ser um evento dedicado a software, há espaço para apresentar alguns produtos físicos. Os rumores apontam para a revelação de um novo iMac, com um design próximo do iPad Pro. Fala-se também de uma nova versão do HomePod, mais pequeno e compacto, desta vez compatível com outros serviços externos, como sugere a Bloomberg. Há ainda espaço para uma ou outra surpresa durante a conferência conduzida por Tim Cook.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.