Este fim de semana a Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa acolhe a etapa de apuramento regional para a 31ª edição do Concurso Mundial de Computação, onde participam cerca de 200 estudantes de várias universidades da Europa Ocidental, nomeadamente, Portugal, Espanha, França, Itália, Suíça, Alemanha e Áustria.



O International Collegiate Programming Contest (ICPC) é uma competição mundial promovida pela Associação para Maquinaria de Computação com o apoio da IBM e tem como objectivo o desenvolvimento de novos programas e software.



Este é o mais antigo concurso na área de computação contanto, desde 1977, com a participação de centenas de participantes de todo o mundo que aplicam os seus conhecimentos de programação na resolução de problemas propostos.



Portugal faz-se representar no certame com a participação de 14 equipas de todo o território nacional, o que corresponde a 20 por cento do total de concorrentes deste apuramento.



Na edição de 2006 participam mais de seis mil equipas, provenientes de 84 países, que estarão envolvidas em etapas regionais até Dezembro. A fase final do concurso irá decorrer em Março do próximo ano no Laboratório de Investigação da IBM em Tóquio, no Japão.



Desde 1997 que a IBM está associada ao Concurso Mundial de Computação, um apoio que irá permanecer pelo menos por mais seis anos, anunciou a empresa,

Notícias Relacionadas:

2006-04-28 - Iniciativa Nacional GRID lançada em cooperação com a IBM

2006-04-25 - FEUP incentiva criação de empresas de base tecnológica com concurso de ideias