Em parceria com o ISEL e a Faculdade de Ciências, a AR Telecom irá promover acções de formação destinadas a 20 mil alunos do ensino nacional com idades entre os 13 e os 17 anos, em cerca de 20 escolas do 3º Ciclo e Ensino Secundário.



A iniciativa Inovar decorre nas instalações de algumas instituições de ensino de Lisboa e do Porto e apoia-se na aplicação das novas tecnologias "percorridas no horário das disciplinas de TIC, Física, Química e Matemática", afirma a operadora em comunicado.



Para o efeito, serão montadas tendas onde decorrerão aulas práticas baseadas em experiências que demonstram alguns dos pontos abordados no plano curricular do ensino nacional nas referidas disciplinas, designadamente, fenómenos como "a reflexão, refracção e difracção da luz, a caracterização do som, o comportamento de ondas numa corda e a comunicações sem fios"



As aulas serão acompanhadas de workshops de criatividade em torno das TIC onde os alunos poderão aprender a desenvolver os seus próprios Vblogues, filmes Machinima e banda-desenhada Gamics, recorrendo ao jogo "The Sims". Terão também a oportunidade de"estender as novas variáveis de latência e simetria, conceitos fundamentais da geração Web 2.0".



Todas as escolas vão criar um diário de bordo onde serão registadas as actividades formativas, assim como uma reportagem fotográfica representativa das mesmas, e serão realizados concursos de conhecimento e jogos que atribuem prémios aos vencedores.



No final das acções os alunos são convidados a apresentar um trabalho criativo em formato digital sobre a iniciativa, a nova geração da Internet e o papel das tecnologias inovadoras, apoiando-se em fotografias, filmes, entrevistas e visitas ao centro de operações da AR Telecom. O melhor trabalho é galardoado com um Media Center para a escola e prémios para os alunos.



A interacção com a ciência e com as novas tecnologias como forma de aprendizagem é uma das mais valias apontadas por Roberto Carneiro, presidente do Grupo Forum, empresa responsável pelo desenvolvimento do projecto. Por outro lado, Miguel Martins, CEO da AR Telecom, caracteriza a iniciativa como uma "oportunidade de os alunos aprenderem a lidar agora com aquilo que será o futuro a curto prazo", sendo esta "uma forma inovadora de lidar com as tecnologias de informação e as adequar à aprendizagem e à aquisição de conhecimento".



Desde o início do ano lectivo, foram três as escolas que já beneficiaram da formação que irá decorrer até ao final de Maio de 2007.

Notícias Relacionadas:

2006-10-23 - Portugal Telecom promove segunda edição do PT Escolas

2006-10-23 - Wireless Broadband Cities traz mais banda larga para serviços públicos