Além das últimas novidades relativas a ecrãs esticáveis, contorcidos ou dobráveis, que a LG considera ser a aplicação no futuro dos smartphones e tablets, a fabricante coreana também promete revolucionar os sistemas de áudio dos automóveis. O objetivo é virar a página dos antiquados sistemas de som compostos por colunas espalhadas pelos veículos, que são pesados, compostos por magnetos e metais.
A sua tecnologia passa por aquilo que chama de Thin Actuator Sound Solution (TASS), uma solução que diz ser extremamente fina e leve, graças ao uso de materiais utilizados nas suas soluções de ecrãs. Na prática e pelo que a LG explica, trata-se de painéis planos que vibram, em combinação com diversos materiais dentro da carcaça do veículo que permitem obter uma experiência sonora rica e imersiva em 3D. A LG já tinha utilizado sistemas semelhantes de vibração em alguns dos seus modelos de smartphones.
A LG diz que a tecnologia está pronta e chegará ao mercado na primeira metade de 2023, dando assim início a uma nova era de infotainment, onde as habituais grelhas das colunas são dispensadas, abrindo espaço para guardar outras coisas.
O TASS tem o tamanho de um passaporte com 150x90 mm e uma espessura de 2,5 mm, o que diz ser o equivalente a duas moedas coladas. E o sistema não pesa mais que 40 gramas, o correspondente a uma redução de 30% do peso e 10% da espessura das colunas tradicionais dos veículos. Esse tamanho compacto das colunas permite-lhes serem instaladas em diversas partes do interior do veículo, desde o dashboard aos descansos da cabeça e outros locais necessários para oferecer a melhor experiência de áudio possível, refere a fabricante no comunicado.
Apesar do dinamismo das novas colunas e respetivo salto tecnológico, outro aspeto muito importante salientado é que estas excluem a utilização de elementos raros da Terra, tais como o neodímio (Nd) utilizado nos equipamentos de som tradicionais, tornando-o dessa forma mais amiga do ambiente.
“Transformámos as colunas pesadas e volumosas tradicionais numa solução de áudio de alta qualidade “invisível”, através da nossa tecnologia de ponta, elevando o espaço, design e fatores ecológicos para oferecer o próximo nível de excelência do som”, destaca Yeo Chun-ho, vice-presidente e líder da Divisão de Desenvolvimento de Negócio da LG. A fabricante vai apresentar a tecnologia ao público na próxima CES, no início de 2023.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Fortnite toma de assalto Counter-Strike 2 e Valorant com o novo modo Ballistic -
App do dia
Nintendo Music traz 40 anos de bandas sonoras dos jogos para o smartphone -
Site do dia
Europa Clipper inspira nova banda desenhada sobre astrobiologia da NASA -
How to TEK
Mude o assistente do Waze para a vozes do Venom e Eddie Brock
Comentários