Há anos que a LG mostra os seus avanços na tecnologia de ecrãs dobráveis e extensíveis, resultando agora na apresentação daquele que alega ser o primeiro display com capacidade de esticar, com 12 polegadas e alta resolução. No ano passado, a fabricante coreana tinha revelado um novo protetor de ecrã que dobra para ambos os lados e prometia não deixar vincos. E antes de fechar a sua divisão de smartphones, a empresa tinha na calha um modelo com ecrã enrolável, que nunca viu a luz do dia.

O certo é que as tecnologias evoluem e nem todos os protótipos chegam a transformar-se em produtos finais. O novo ecrã utiliza uma tecnologia que a LG chama de “free-form”, que permite dobrar ou estender, sem ficar destorcido ou danificado. O ecrã esticável da LG é referido como o primeiro da indústria a obter 20% de capacidade de esticar, mantendo uma resolução de 100ppi e total palete de cores RGB. A fabricante diz que as suas características de durabilidade maximizam o seu potencial para ser comercializado.

Veja na galeria a anterior solução para ecrãs enroláveis da LG:

O ecrã utiliza um substrato resiliente produzido com um silício especial utilizado nas lentes de contacto. Na prática, este ecrã de 12 polegadas pode ser esticado até 14 polegadas, que a LG acredita ser uma solução que ultrapassa as tecnologias atuais dos dobráveis e enroláveis.

A nova solução utiliza microLED como fonte de luz, competindo com as resoluções da maioria dos monitores existentes no mercado. Refere ainda que a sua forma flexível permite mudar de formas mais de 10 mil vezes, assumindo maior durabilidade. Outra característica listada desta nova tecnologia de ecrã é ser fina e com design leve, permitindo ser utilizado em diferentes cenários. Pode ser usado em superfícies encurvadas, como pele, roupa, mobília, automóveis e aviões, e com isso ser adotado por diferentes indústrias, como a moda, wearables, mobilidade e claro, o gaming.

A fabricante ainda não anunciou produtos ou parcerias com marcas para a sua utilização, referindo que o ecrã esticável é o resultado de um projeto lançado pelo próprio governo coreano em 2020, que escolheu a LG para lançar a próxima geração de ecrãs e relançar o país na competição do sector.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.