Há anos que a LG mostra os seus avanços na tecnologia de ecrãs dobráveis e extensíveis, resultando agora na apresentação daquele que alega ser o primeiro display com capacidade de esticar, com 12 polegadas e alta resolução. No ano passado, a fabricante coreana tinha revelado um novo protetor de ecrã que dobra para ambos os lados e prometia não deixar vincos. E antes de fechar a sua divisão de smartphones, a empresa tinha na calha um modelo com ecrã enrolável, que nunca viu a luz do dia.
O certo é que as tecnologias evoluem e nem todos os protótipos chegam a transformar-se em produtos finais. O novo ecrã utiliza uma tecnologia que a LG chama de “free-form”, que permite dobrar ou estender, sem ficar destorcido ou danificado. O ecrã esticável da LG é referido como o primeiro da indústria a obter 20% de capacidade de esticar, mantendo uma resolução de 100ppi e total palete de cores RGB. A fabricante diz que as suas características de durabilidade maximizam o seu potencial para ser comercializado.
Veja na galeria a anterior solução para ecrãs enroláveis da LG:
O ecrã utiliza um substrato resiliente produzido com um silício especial utilizado nas lentes de contacto. Na prática, este ecrã de 12 polegadas pode ser esticado até 14 polegadas, que a LG acredita ser uma solução que ultrapassa as tecnologias atuais dos dobráveis e enroláveis.
A nova solução utiliza microLED como fonte de luz, competindo com as resoluções da maioria dos monitores existentes no mercado. Refere ainda que a sua forma flexível permite mudar de formas mais de 10 mil vezes, assumindo maior durabilidade. Outra característica listada desta nova tecnologia de ecrã é ser fina e com design leve, permitindo ser utilizado em diferentes cenários. Pode ser usado em superfícies encurvadas, como pele, roupa, mobília, automóveis e aviões, e com isso ser adotado por diferentes indústrias, como a moda, wearables, mobilidade e claro, o gaming.
A fabricante ainda não anunciou produtos ou parcerias com marcas para a sua utilização, referindo que o ecrã esticável é o resultado de um projeto lançado pelo próprio governo coreano em 2020, que escolheu a LG para lançar a próxima geração de ecrãs e relançar o país na competição do sector.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Entre o moderno e tradicional, as várias faces de Shenzen, o Silicon Valley da China -
App do dia
Identificação de plantas conta com a ajuda da PlantNet -
Site do dia
Sidenote é uma extensão para o Chrome que permite comentar ou falar ao vivo em qualquer página web -
How to TEK
Capte fotografias com maior qualidade com estas 8 dicas simples
Comentários