Devido a uma redução progressiva dos preços e a um aumento da oferta, os consumidores vão começar a acrescentar capacidades de gravação de DVDs aos seus centros de entretenimento doméstico e PCs, o que irá resultar na transformação dos aparelhos gravadores de DVDs em produtos massificados, previu recentemente Mauteen Weber, responsável pela Aliança DVD+RW, associação que apoia este formato.



Discursando durante a exposição 2003 International CES, organizada pela Consumer Electronics Association (CEA) e que decorre em Las Vegas até domingo, Weber afirmou que os factores funcionalidade, simplicidade e compatibilidade desempenharão um papel essencial na motivação dos consumidores para optarem por um dos formatos concorrentes de gravação de DVDs na altura em que estiverem para comprar um equipamento desse tipo.



Weber salientou ainda que a empresa de pesquisa do mercado In-Stat/MDR estima que as vendas de gravadores de DVDs se aproximem do milhão de unidades nos Estados Unidos pela primeira vez este ano, representando o total de vendas mais de quatro milhões de unidades comercializadas em todo o mundo e esperando-se que este tipo de aparelhos registem taxas de crescimento de três dígitos por volta de 2005.



De acordo com esta responsável, os fabricantes de quantidades em massa estão a começar a produzir equipamentos para gravação de DVDs, em mais um sinal que aponta para um crescimento exponencial deste tipo de aparelhos ao longo deste ano. No âmbito da CES, três grandes companhias - Daewoo Electronics, Tae Young Telstar e Mico Electric - demonstraram gravadores DVD+R/+RW.



O crescimento acentuado nas vendas de aparelhos de gravação de DVDs surge numa altura em que o formato Plus (+) está a registar um forte aumento da sua quota de mercado. Segundo Weber, os números mais recentes disponíveis, que dizem respeito às vendas do terceiro trimestre do ano de gravadores de DVDs para sistemas de entretenimento doméstico revelam que os aparelhos baseados nesse formato contaram com metade das vendas nos Estados Unidos, três quartos na Europa e dois terços das vendas no mercado da Ásia Pacífico sem contar com o Japão.



Outros dados disponibilizados por Weber apontam para o facto de as drives de DVDs para computadores com o formato Plus aumentaram quatro vezes mais em termos de quota mundial de mercado durante os primeiros nove meses do ano passado, de apenas 10 por cento em 2001 para mais de 40 por cento no final de Setembro de 2002. Dado que gigantes da informática como a Dell e a Hewlett-Packard/Compaq começaram recentemente a integrar drives baseadas nesse padrão nas suas máquinas, Weber acrescentou que é provável que a quota de mercado do formato aumente significativamente.


Notícias Relacionadas:

2001-08-21 - HP revela primeira drive DVD+RW/CD-RW

2001-02-01 - Mercado de DVDs vai crescer 48 por cento em 2001

2000-09-05 - Philips confirma DVD gravável em 2001