O astronauta japonês, de 41 anos, faz parte da tripulação a bordo da nave russa Soyuz que chegou à Estação Espacial Internacional (EEI) a 19 de dezembro, e revelou ontem, terça-feira, no seu Twitter  que cresceu nove centímetros em três semanas, receando não caber na cápsula que, em abril,  o trará de volta ao nosso planeta.

"Hoje tenho uma notícia importante. Fiz o exame médico com medição dos parâmetros físicos e a minha estatura aumentou 9 centímetros. Cresci em três semanas", acrescentado que “agora estou preocupado se vou caber no assento da nave espacial Soyuz".

tek astronauta
REUTERS/Kirill Kudryavtsev/Pool

E, ao que parece, Libby Jackson, da Agência Espacial do Reino Unido, tinha razão quando disse à BBC News que “nove centímetros é muito, mas é possível", uma vez que hoje, quarta-feira, Norishige Kanai recorreu novamente à sua plataforma para revelar que o crescimento tinha sido de “apenas” dois centímetros.

"Peço desculpa por ter publicado uma notícia falsa", escreveu o astronauta, para logo a seguir explicar que tudo se tinha tratado de um “erro de medições”.

Norishige Kanai revelou que o russo Anton Shkaplerov,  comandante da EEI, ficou céptico quando soube dos supostos nove centímetros e,  “por isso, medi-me rapidamente e estava com cerca de 182 cm, mais dois centímetros do que a minha altura na Terra”.

tek astronautas
créditos: REUTERS/Kirill Kudryavtsev

O crescimento no espaço é normal e acontece porque na ausência de gravidade a coluna vertebral tem tendência para alongar-se, mas, assim que regressam à Terra, os astronautas regressam ao seu tamanho normal, como explica a Nasa.

Ir ao espaço torna as pessoas mais altas mas também mais novas
Ir ao espaço torna as pessoas mais altas mas também mais novas
Ver artigo

Da equipa de Norishige Kanai também fazem parte o russo Anton Shkaplerov e o americano Scott Tingle que permanecerão no espaço cerca de meio ano.