(Atualizada) A Asus apresentou hoje ao mercado português uma nova série de computadores de secretária equipados com a terceira geração de processadores Intel Core, os Ivy Bridge. Anunciados em abril, os Core i3, i5 e i7 que sucedem aos Sandy Bridge prometem poupanças energéticas na ordem dos 50%, face aos antecessores, e ganhos de desempenho que podem ultrapassar os 30%.

A fabricante de Taiwan afirma-se assim como uma das primeiras a reformular a sua oferta para incluir as plataformas de processamento de última geração da Intel, estreando-se com três modelos de desktops tradicionais (torres, que devem ser ligadas a um monitor) e dois PCs All-in-one, computadores que reúnem componentes e monitor numa só peça, dominada por um ecrã tátil, normalmente de dimensões generosas.

A gama encontra-se aqui representada pelos novos ET2411 e ET2701, máquinas de 24 e 27 polegadas que integram portas HDMI e VGA e também podem ser usados como TV ou monitor externo, sendo comercializadas na companhia de um comando.

O primeiro chega com um ecrã multitoque de 23,6 polegadas, com retroiluminação LED, Full HD, "ideal para vídeos 16:9 em alta definição (1920 x 1080)", afirma a marca. Com vista a assegurar este tipo de funcionalidades, vem equipado com processador gráfico dedicado Nvidia GeForce GT630M e leitor Blu-ray. Estará disponível em versões com Intel Core o i5 e i7 e preços a partir de 1.299 euros.

[caption][/caption]

À semelhança dos restantes modelos anunciados hoje, apresenta características como a tecnologia Intel Turbo Boost, gráficos de alta definição com DirectX 11 e a tecnologia Intel Quick Sync Vídeo. Conta ainda com o LucidLogix Virtu MVP, que acelera até 60% o desempenho gráfico e triplica a velocidade de conversão vídeo, garante a fabricante em comunicado.

Em matéria de áudio, estão asseguradas as tecnologias SonicMaster e DTS Surround Sensation II, que prometem menos distorção e melhor desempenho nos sons vocais e de baixa frequência, para uma "experiência auditiva envolvente e realista", com recurso a auriculares ou aos altifalantes integrados nos equipamentos, que incluem um sobwoofer de 10W.

[caption][/caption]

O ET2701 conta com um ecrã LED de 27 polegadas Full HD (1920x1080) e apresenta aquilo que a marca descreve como "um design ultra fino sem moldura", com "apenas 3 centímetros nas bordas e 7 centímetros na parte mais grossa" - que lhe valeu um iF Design Award.
O monitor tem ainda a particularidade apresentar um ângulo de visão de 178º, que promete "imagens cristalinas a partir de qualquer ângulo". O processador gráfico incluído é o Nvidia GT640M. Estará à venda por valores a partir dos 1.849 euros.

[caption][/caption]

Especialmente vocacionado para os utilizadores que dão principal importância aos jogos, a marca lança o Rog Tytan CG5850, onde o próprio design "inspirado nos submarinos e navios de guerra" acaba por "denunciar" o que esperar da máquina, dotada de um processador Intel Core i7-3770K com overclock a 4.6 GHz e "um botão Turbo Gear para overclocking instantâneo, sem necessidade de reiniciar o PC ou alterar a configuração da BIOS".

Placa gráfica NVdia GeForce GTX680, que suporta 3D Vision Surround e monitores extra (até um total de quatro monitores), e a memória vídeo de 2 GB GDDR5 - ou o "GPU Boost que maximiza a velocidade de relógio e o Adaptive Vertical Sync que compensa automaticamente a flutuação da taxa de frames para se obterem imagens com elevado realismo com resoluções de 2560 x 1600" - são outros dos argumentos invocados pela Asus a favor desta máquina, à venda por 1.749 euros.

A estes acrescem, por exemplo, o som Dolby Surround e a placa de som Xonar DX, dois discos SSD SATA 3 de 128 GB em RAID 0 (para uma velocidade de acesso aos dados até 4x mais rápida do que os HDD genéricos), cinco vias de abertura e um sistema de refrigeração líquida, "para as maratonas de jogos".

O lote de novos produtos fica completo com o CG8270 e o CM6870, desktops pensados para os utilizadores mais "comuns", que asseguram, por exemplo, gráficos 3D, leitor de Blu-ray, conectividade USB 3.0 e SATA 6 G. Os preços situam-se nos 999 euros e 779 euros, respetivamente.

[caption][/caption]

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com os preços dos equipamentos.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.