A Asus está a preparar o lançamento de um computador com o Chrome OS durante o segundo semestre de 2013. A novidade foi revelada pelo próprio diretor executivo da tecnológica, Jerry Shen, durante uma conferência com os investidores.

A junção da Asus ao projeto Chromebook da Google é motivada pelo atual momento que o mercado de PC atravessa. Os dados da IDC revelam que durante o último trimestre os computadores e notebooks tiveram a maior quebra de vendas de sempre e perante esta conjuntura as fabricantes procuram novas soluções.

A cada vez maior maturação e expansão da Internet em diversos mercados vai fazer com que o Chrome OS evolua como sistema operativo, ainda que Jerry Shen esteja consciente de que este não é um computador para todos os segmentos de utilizadores.

"Os Chromebooks são bons, não num ponto de vista do consumidor, mas é bom para a educação e para o segmento governativo, e também tem vantagens para o lado comercial", referiu o CEO, citado pela Computer World.

O projeto Chromebook já conta com computadores da própria Google - o Pixel - e com portáteis da Samsung, Acer, HP e Lenovo. Recentemente a comercialização de alguns destes equipamentos foi alargada a mais mercados, que incluem países europeus.

A tecnológica de Taiwan tem atualmente outras parcerias em curso com a Google - dispositivos equipados com o sistema operativo Android e é a fabricante responsável pela produção do Nexus 7.

Além dos dispositivos com sistemas operativos da Google o responsável da Asus admite que a procura por equipamentos com Windows 8 vai aumentar nos próximos meses e que nos planos da empresa também estão computadores e tablets equipados com o mais recente software da gigante de Redmond.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico