A Microsoft tem nas mãos um projeto único, os Microsoft Hololens. Os óculos de realidade aumentada são um gadget como nenhum outro e as demonstrações que a tecnológica norte-americana tem feito apenas ajudam a criar ainda mais expectativa relativamente ao produto.

Agora a CNet escreve que a Asus quer ser a primeira empresa a fabricar uma versão própria dos Hololens. O presidente do conselho de administração da empresa, Jonney Shih, já iniciou conversações com o responsável máximo dos dispositivos Windows, Terry Myerson.

“Tudo o que estamos a fazer a nível de hardware, estamos a fazê-lo com o objetivo de fazer crescer o ecossistema Windows. Por isso é que estamos a investir na criação de uma categoria [realidade aumentada]”, disse à CNet o executivo da Microsoft.

Terry Myerson adiantou ainda que a decisão final está do lado do chairman da Asus.

A acontecer a parceria, a Asus pode construir uma versão mais barata dos Hololens, aproveitando a experiência que tem ao nível de engenharia e fabrico de hardware. Já a Microsoft teria um dispositivo ‘amigo’ que ajudaria a trazer mais programadores para o segmento da realidade aumentada.


Recorda-se que os Hololens da Microsoft projetam imagens tridimensionais ‘por cima’ da realidade, com a ajuda de um capacete que integra todos os componentes. Quer isto dizer que funcionam sem fios e de forma independente, ao contrário por exemplo de alguns dispositivos de realidade virtual como os Oculus Rift que estão dependentes de um computador.

Os Microsoft Hololens só ficam disponíveis em 2016 numa versão para programadores e vão custar três mil dólares.