Depois de ter apresentado as suas propostas de computadores portáteis das linhas Zenbook e Vivobook, a Asus muda agora as agulhas para o gaming, revelando novidades da sua linha ROG. Com o nome alusivo à “quebra de barreiras”, a fabricante introduz no mercado a próxima geração de equipamento de gaming, assim como novos recursos e maior desempenho.

Asus refresca linha de portáteis Zenbook e Vivobook com ecrãs OLED e processadores de última geração
Asus refresca linha de portáteis Zenbook e Vivobook com ecrãs OLED e processadores de última geração
Ver artigo

O novo evento teve um formato num espaço virtual, como se fosse num videojogo, e Falip Fu, diretor de marketing global da Asus, prometeu revelar as novidades sobre os novos portáteis e acessórios de gaming. A fabricante diz que quem procura máquinas leves, mas com pedigree de gaming, tem a gama Strix Scar 17 SE. E o novo Rog Flow Z13 dá seguimento ao tablet de 13 polegadas que a Asus introduziu no ano passado.

Um dos principais destaques da nova gama é o ROG Flow X16, que tem o mesmo chassis dos seus companheiros, sendo à prova de dedadas e a oferecer um rácio de imagem de 16:10. Promete maximizar a produtividade e circulação do ar. É possível dobrar o ecrã em qualquer ângulo, seja para trabalhar ou assistir a filmes.  Tem processador da AMD Ryzen 9 6900HS e uma placa gráfica GeForce RTX 3070 Ti.

O portátil é compatível com a plataforma de GPUs externas XG Mobile, podendo adicionar mais capacidade com o processador externo. Por isso, o computador foi feito para ser fino e leve, sendo arrefecido pelo sistema Thermal Grizzle, com maior capacidade de circulação de ar. Tem até 64 GB de RAM DDR5 e 2 TB de SSD PCIe, um ecrã mini LED a 165 Hz, com 1.100 nits de pico de brilho. Tem validação Pantone 100% DCI-P3 e suporte Dolby Vision, entre as suas principais características.

Veja na galeria imagens do evento:

O ROG Strix Scar 17 Special Edition é para quem precisa dos melhores computadores portáteis para torneios competitivos, com uma RTX 300 Ti até 175 W, com Dynamic Boost ativado. Tem um processador Intel i9 de 12ª geração. Foi construído para ser o mais poderoso da sua gama. Tem uma câmara de vapor que cobre metade da motherboard e outros componentes críticos. Tem uma interface Thermal Grizzly para uma fórmula de condução de calor mais efetiva, reduzindo até 15º a temperatura quando comparado com outras propostas. Tem até 64 GB de RAM DDR5 a 4.800 Hz e até 4 TB de SSD PCIe 4.0 em Raid 0.

Os utilizadores podem optar entre ecrãs FHD a 360 Hz ou QHD a 240 Hz, ambos com tempos de resposta de apenas 3 ms. Tem diversas conexões entre Thunderbolt 4 e USB-C. É alimentado por uma bateria de 90 Wh e um adaptador de 330 W, revelando um "tijolo" mais pequeno que outras propostas. Pode ser carregado via USB-C e carregar totalmente em 30 minutos. Tem a mesma configuração de luzes e teclado das propostas Strix. No entanto, em termos estéticos, foi criada uma nova tinta especial invisível, que não se vê diretamente, mas se estiver num ambiente especial com luz ultravioleta, o portátil terá um brilho único e com mensagens escondidas no chassis. Esta substância tem uma textura metálica fosca, mas com iluminação UV, a tinta surge em verde e azul, com dicas de jogo para o SCAR Runner.

A Asus lançou hoje também uma nova experiência de gaming, o SCAR Runner, um FPS repleto de puzzles, que é disponibilizado gratuitamente. Trata-se de um jogo de parkour com diversos circuitos e puzzles para descobrir e resolver. O jogo servirá como rampa para passatempos promocionais que a Asus está a realizar para quem o jogar.

A Asus tem ainda um novo catálogo ROG Slash de bonés (Cobra Buckle Cap e Bucket Hat), mochilas e bolsas protetoras que prometem oferecer estilo aos seus utilizadores, dentro do ambiente de gaming que a marca está a promover. A fabricante salienta ainda a expansão do seu elenco de influenciadores, jogadores profissionais, criadores de conteúdo e atletas de todo o mundo para a sua ROG Team. A equipa Misfits Gaming prolongou a ligação com marca dentro deste âmbito e fechou uma parceria com a ReKT Gaming.

Nota de redação: Notícia atualizada com mais informação e imagens. Última atualização 15h28.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.