A Asus revelou o novo Zenbook 14 OLED, um portátil da linha Classic, com um design leve (1,2 kg), mas com um chassis em metal mais compacto em 10% em relação à geração anterior. Tem 14,9 mm de espessura e promete ser o companheiro de profissionais em movimento. A fabricante diz que o design do portátil procura dar prioridade à sustentabilidade e utilizou 50% de materiais reciclados tanto no equipamento como na sua embalagem. E o computador foi exposto a testes de durabilidade de classe militar.

Este ultraportátil é alimentado por um processador Intel Core Ultra e apresenta um GPU Intel Arc, fazendo parte da plataforma Intel Evo, a nova gama de CPU com foco em tarefas de inteligência artificial. O equipamento tem até 32 GB de RAM e 1 TB de armazenamento interno SSD. Apesar de compacto, o modelo apresenta duas entradas Thunderbolt 4, uma USB-A 3.2 Gen 1 e HDMI 2-1, assim como jack 3,5 mm para auscultadores.

Veja na galeria imagens do Asus Zenbook 14 OLED:

O Zenbook tem um ecrã OLED Asus Lunina com uma resolução 3K (2880x1800), taxa de refrescamento de 120 Hz e um rácio de imagem de 16:10. A webcam permite autenticação facial e tem uma resolução Full HD, com infravermelhos. Para aumentar a privacidade do utilizador, a webcam tem um obturador físico.

A bateria de 75 Wh suporta até 20% mais ciclos de carregamento que os modelos anteriores. A Asus aponta para as 15 horas de autonomia em trabalhos de produtividade. E pode ser carregado através o sistema USB-C Easy Charge, sendo compatível com qualquer carregador de smartphone numa tomada elétrica ou mesmo um power bank.

Para utilizadores que desejem assistir a filmes e séries, assim como ouvir música, o portátil inclui novos altifalantes certificados pela Harman Kardon, com suporte a Dolby Atmos, amplificador inteligente e tecnologia Asus Audio Booster. O seu teclado pretende ser confortável e menos distrativo no som de teclar, suportado por ErgoSense.

O modelo chega ao mercado no dia 22 de dezembro, mas já pode fazer a pré-encomenda na loja online da Asus Portugal. A primeira versão disponível é alimentada pelo processador Intel Core Ultra 7 e tem um preço de 1.599,99 euros. A versão Ultra 5 começa nos 1.199,99 euros. E a linha conta também com o mais poderoso Ultra 9.