A Asus apresentou em Lisboa os novos modelos da gama ZenBook (de 13, 14 e 15 polegadas) que a empresa considera os portáteis mais compactos do mundo. Revelados durante a IFA, no ano passado, os portáteis beneficiam de ecrãs baseados em tecnologia NadoEdge, sem moldura nos quatro lados, o que permite uma área útil de imagem de cerca de 95%.

O portátil de 14 polegadas consegue ser mais pequeno que uma folha A4, tendo sido esse o grande objetivo no seu design. Para ter uma ideia, a motherboard é do tamanho de três cartões de crédito juntos. Outra característica do portátil é o seu sistema ErgoLift que é uma dobradiça que permite um ângulo de abertura de 145 graus. O objetivo é oferecer uma melhor posição de digitação, áudio melhorado e um formato de arrefecimento otimizado.

A Asus fez uma parceria com a Harman/Kardon para a certificação do sistema sonoro do portátil. O equipamento oferece uma nova webcam 3D IR, que está colocada na frame da moldura superior. A câmara tem quatro lentes para uma melhor imagem, destaca a Asus. Promete ainda um ruído máximo de 35 decibéis, e um mínimo de 21 decibéis e uma melhor refrigeração.

Os modelos estão equipados com os processadores Intel Core de oitava geração e placas gráficas NVidia GeForce GTX 1050 (no modelo Max-Q). Os dispositivos introduzem um novo touchpad NumberPad de dupla-função, ou seja, o teclado numérico é iluminado por LED e está embutido no touchpad. Tem uma placa NVidia MX 150 e GTX 1050 na versão mais poderosa.

Em termos de conectividade, é o primeiro equipamento da marca com WiFi 6. Tem duas portas USB, uma HDMI, USB-C e slot para cartões SD.

André Gonçalves, relações públicas da Asus, destacou o papel do departamento de design e a responsabilidade das novas linhas do portátil. É referido que as pessoas são o centro das atenções para a criação dos produtos da marca: compreender como os clientes utilizam o produto é o primeiro passo no processo, através do feedback do pós-venda, e uma análise detalhada aos produtos em voga. Daí é definido o alcance e qual o objetivo do produto a desenvolver. Por fim, a entrega ao cliente final “uma experiência única, dando mais ao cliente do que aquilo que está à espera, destaca André Gonçalves.

A Asus acredita que o ZenBook é o equilíbrio entre o design e o desempenho. O teclado oferece teclas com concavidade, e maior espaçamento para maior conforto enquanto se está a escrever. Em relação à autonomia, o Zenbook de 13/14 polegadas tem 14 horas, enquanto o de 15 polegadas pode chegar às 16 horas de uso. O sistema de gestão integrada permite uma maior gestão da bateria, tanto ao nível de carregamento como duração de vida da mesma.

A empresa refere ainda que, sendo um computador portátil, foi submetido a testes militares para garantir maior durabilidade e resistência a quedas e outros acidentes.

O modelo de 8GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno arrancará a 1.099,99 euros, para a versão de 13 polegadas. O de 14 polegadas, estará disponível a partir de 999 euros. Por fim, o modelo mais potente de 15 polegadas, arranca nos 1.299 euros. Os computadores já estão em pré-compra e, até ao dia 20 de fevereiro, recebe gratuitamente um ZenFone 5. Os computadores estão disponíveis a partir do dia 21 de fevereiro.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.