"As organizações vão ter de mudar a forma como criam, desenvolvem e implementam a tecnologia para aumentarem os níveis de segurança, ao mesmo tempo que reduzem os custos". A afirmação é de Jay Heiser, Vice-presidente da área de research do Gartner Group, participante num evento organizado pela Mainroad.



O responsável sublinhou que cada vez mais, os riscos que ameaçam as organizações se relacionam com ataques direccionados, e menos por ataques massivos, como acontecia há alguns anos atrás e sublinha que mais de metade destes ataques direccionados vêm de colaboradores internos.



Para responder a esta alteração as empresas devem "reduzir os custos de gestão de ataques massivos, para libertar recursos técnicos e de investimento para combater os crescentes e cada vez mais complexos ataques direccionados".



Jay Heiser também alerta para o crescimento continuado de fenómenos como o phishing ou o roubo de identidade, ambos suportados em metodologias que usam a identificação de um utilizador legítimo e que exigem às empresas uma atenção redobrada relativamente às comunicações com o exterior. Estabelecer políticas de controlo de acessos revela-se condição obrigatória.



Notícias Relacionadas:

2007-07-17 - Hackers quebram barreiras de segurança de computadores governamentais norte-americanos