A Atari continua a apostar e a expandir o seu portfólio de novas consolas em miniatura, inspiradas nas suas plataformas clássicas dos anos 1970 e 1980. A empresa fez uma parceria com a Plaion, uma editora alemã, para a criação da Atari 2600+. O design da consola presta homenagem à plataforma clássica da Atari 2600, que foi introduzida no mercado em 1977.

A nova consola é baseada no modelo de 1980, que tem um design com quatro interruptores e oferece títulos tanto da 2600 como a 7800, segundo o website oficial. O modelo tem 80% do tamanho da consola original e o logotipo da marca ilumina quando a consola está ligada.

A Atari 2600+ pretende apelar a saudosistas e colecionadores de videojogos e hardware retro e tem um grande senão: apenas oferece um cartucho com 10 clássicos das consolas antigas. Se quiserem jogar mais títulos, os jogadores têm de encontrar os cartuchos originais da 2600 e 7800 uma vez que é compatível. Poderá ser uma forma de tirar o pó dos cartuchos que tenha guardados ou começar a procurar nas lojas dedicadas ao retro gaming.

Veja na galeria imagens da Atari 2600+:

De ter em consideração que os jogos não correm nativamente na consola, mas sim processados através de emulador. Pode consultar a lista dos jogos compatíveis pela empresa, caso esteja a planear investir.

Não ficou claro se a Atari pretende vender mais cartuchos com outros títulos para a consola. O cartucho que acompanha a consola oferece os clássicos: Adventure, Combate, Dodge ‘Em, Haunted House, Maze Craze, Missile Command, RealSports Volleyball, Surround, Video Pinball e Yars’ Revenge. E de fora ficaram alguns dos mais conhecidos jogos da Atari, como Pitfall, Space Invaders, Frogger e Pac-Man.

A plataforma tem uma saída HDMI para que possa jogar em televisores modernos e suporta o modo Widescreen, apresentando uma experiência de jogo com uma área maior. E para uma experiência saudosista completa, a fabricante recriou o seu joystick clássico com o novo Atari CX40+.

A consola apenas tem uma unidade do joystick, por isso, caso deseje jogar os jogos em multijogador pode adquirir o periférico à parte por 25 dólares. Em breve vai disponibilizar o comando CX-30 em alternativa. A empresa afirma ainda que estas novas versões dos periféricos são também compatíveis com as consolas clássicas, por utilizar os mesmos conetores DB9. Através de USB-C também pode optar por comandos modernos.

Para já, a Atari 2600+ está em pré-venda para o mercado dos Estados Unidos, com previsão de chegada às lojas em novembro por 129,99 dólares. Seguindo-se depois o lançamento global.