A ATI, fabricante de processadores gráficos, fechou acordo com a Microsoft para desenvolver os gráficos da próxima geração de xBox. A empresa de Bill Gates, que antes trabalhava com a Nvidia nesta área, trocou agora a empresa por uma das suas maiores rivais.



Segundo um responsável pela área de jogos da Microsoft, a decisão tem a ver com o facto da ATI ter demonstrado ter uma das melhores tecnologias do mercado nesta área e ter uma visão correcta da evolução do mercado, explicam as empresas em comunicado.



Mas, o anúncio surge depois de alguns meses de especulação sobre a continuidade da parceria com a Nvidia, actualmente líder deste mercado. Há já alguns meses que se tinham tornado públicos problemas entre as duas empresas, com a Nvidia a responsabilizar a Microsoft pelos seus fracos resultados.



Os processadores gráficos são uma das componentes mais dispendiosas da xBox e o peso do fabrico era bastante importante para a Nvidia, já que a empresa de Bill Gates absorvia entre 15% e 20% da sua produção.

Notícias Relacionadas:

2003-04-10 - Microsoft reduz novamente preço da Xbox na Europa

2003-02-03 - Vendas baixas da Xbox obrigam Microsoft a reduzir encomendas de componentes