A policia de Beijing confirmou esta semana que foram detidas 32 pessoas, incluindo o diretor executivo da empresa que estava por detrás do projeto do Transit Elevated Bus (TEB), um autocarro inovador que prometia passar por cima do trânsito como se fosse uma espécie de túnel que se deslocava.

Foi por volta do verão de 2016 que o projeto começou a chamar a atenção de diversas partes do mundo. Claro que o projeto deixou algumas pessoas mais alerta que, prontamente, pensaram que se poderia tratar de algum esquema, algo que agora parece ser o mais provável.

As autoridades locais estão a investigar a plataforma Huaying Kailai, local onde o projeto estava inscrito para angariar fundos. Uma das pessoas detidas nesta investigação foi, nada mais nada menos, que Bai Zhiming, diretor executivo do projeto TEB e, também, da plataforma de angariação de fundos.

Entretanto os media locais tentaram contactar a empresa sem sucesso. Também o número telefónico registado para o projeto TEB encontra-se desativado e o outro desligado. O site do TEB também já não está operacional.

As autoridades estão a pedir aos investidores que participem na investigação que está a decorrer à Huaying Kailai, pedindo-lhes que entreguem qualquer tipo de documentos associados à empresa e aos investimentos.