Com o objectivo de facilitar a integração entre a tecnologia DWF e o Windows Vista, a Autodesk está a colaborar com a Microsoft, permitindo que os ficheiros produzidos nas aplicações CAD, e exportados com a especificação XPS, possam ser abertos e visualizados pelos utilizadores do Vista sem necessidade de recorrerem a utilitários adicionais.

A colaboração entre as duas empresas alarga parcerias já existentes a outros níveis e tem por base a especificação XPS (XML Paper Specification), que a Autodesk vai agora incorporar na sua tecnologia DWF (Design Web Format). Os ficheiros produzidos nas aplicações CAD da empresa poderão agora ser vistos directamente no Windows Vista através do XPS Viewer.

O objectivo das empresas é melhorar os circuitos de colaboração, aumentando a produtividade das equipas de trabalho. Apesar de não poderem editar os ficheiros DWF, os utilizadores vão poder visualizá-los em qualquer computador com Vista de forma rápida e transparente. Os ficheiros DWF serão ainda pesquisáveis na função Desktop Search do Windows Vista, que tira também partido das funcionalidades Live Icons e Preview Pane.

O formato DWF integra a informação mais importante de projectos, entre mapas e dados em ficheiros compactos que anteriormente poderiam perder-se ao obrigar a transposição para papel quando as equipas não possuíam as mesmas aplicações.

Amar Hanspal, vice-presidente da Autodesk Collaboration Solutions, afirma em comunicado que "de facto, a integração do Windows Vista e da XPS na tecnologia DWF democratiza o acesso aos dados CAD, tornando possível a engenheiros e projectistas partilharem a informação adequada com as pessoas certas no tempo certo".

Notícias Relacionadas:

2006-11-30 - Vista em português só chega aos clientes empresariais da Microsoft em Março

2006-10-19 - Autodesk cria comunidade online para engenheiros civis

2006-09-07 - Autodesk reforça soluções para engenharia de estruturas com aquisição da Robobat