Em comunicado, a empresa revelou que a aplicação vai ter o nome internacional ERNIE Bot. ERNIE é um modelo de linguagem introduzido pelo Baidu em 2019, cujo nome deriva da frase em inglês Enhanced Representation through Knowledge Integration (“representação aprimorada por meio da integração do conhecimento”, em português).

O anúncio do Baidu surge poucas horas depois de a tecnológica norte-americana Google, com sede nos Estados Unidos, ter revelado o seu próprio sistema de IA para conversação, apelidado de Bard, alimentando uma ‘batalha’ no setor, depois de a Microsoft ter investido 10 mil milhões de dólares (9,3 mil milhões de euros) na OpenAI, que desenvolveu o ChatGPT.

Atualmente, nenhuma empresa na China tem o mesmo nível de tecnologia [em Inteligência Artificial] que o Baidu, especialmente no campo do processamento de linguagem natural”, disse a empresa, em comunicado.

As ações da Baidu dispararam até 14,41%, durante a primeira parte da sessão de hoje na Bolsa de Valores de Hong Kong, o que mostra o otimismo dos investidores com a notícia, que já tinha obtido destaque na imprensa internacional, nos últimos dias, mas que não foi confirmada pela empresa até hoje.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.