Steve Ballmer reforçou a parceria da Microsoft com o Estado português com a assinatura de um protocolo que permitirá levar software da marca norte-americana ao Magalhães.

Com este acordo, inserido no Memorando de Entendimento 2.0, a Microsoft passa a ser parceira na internacionalização do portátil português - que já conta com pedidos para vários países da América Latina e Europa - e marca "mais um ponto alto" na parceria que tem vindo a ser desenvolvida nos últimos três anos entre as duas partes, caracterizam as partes.

No âmbito deste acordo, será integrada no Magalhães uma suite de aprendizagem onde se encontram ferramentas como o Office 2007 e produtos adicionais que permitem a interacção entre pais, alunos e professores. Entre os produtos Microsoft integrados no portátil destacam-se o Microsoft Learning Essentials, o Virtual Earth, o Microsoft Matemática e o Family Safety.

Na cerimónia protocolar, Steve Ballmer confessou que o Magalhães e o apoio tecnológico aos estudantes é uma iniciativa "única, espantosa e fenomenal" a uma escala mundial, quer pelo seu pioneirismo quer pelas proporções que está a assumir na Sociedade de Informação. Como tal, o apoio da Microsoft acaba por "simbolizar a vontade de trabalhar com Portugal no desenvolvimento tecnológico e de criar novas oportunidades na economia do conhecimento".

Até aqui, a parceria tem sido bem sucedida e "os números não mentem", disse o responsável da Microsoft citando algumas das conquistas obtidas no seguimento do Memorando de Entendimento, resultados que mostram um país "com um crescimento inovador".

No final da sua intervenção, Steve Ballmer passou a palavra ao Primeiro-Ministro José Sócrates dizendo que "é um orgulho suportar a iniciativa que […] ajudará a fazer crescer o conhecimento e prosperidade económica" do país.

José Sócrates relembrou a importância do Plano Tecnológico como um conjunto de medidas orientado para toda a sociedade portuguesa e frisou que o aparecimento do Magalhães não é "uma estrela caída do céu mas sim o resultado de um movimento de modernização que atravessa a sociedade" e que começou com o eEscola.

No final, o Primeiro-Ministro referiu que a introdução do Magalhães acelera a modernização do país e fará com que a próxima geração seja melhor a lidar com as TIC e esteja melhor preparada para o futuro, "fazendo de Portugal um país melhor".

O acordo assinado hoje entre o Governo e a Microsoft visa várias áreas, como o TeK antecipava já ontem, embora a cerimónia de hoje tivesse sido centrada na colaboração da multinacional com o projecto Magalhães.