Duas novas patentes demonstram sistemas de carregamento wireless entre os diferentes equipamentos da Apple. É como se fossem matrioskas, em que o portátil MacBook se torna capaz de carregar equipamentos como iPhones ou o Apple Watch; mas também há esquemas em que um smartphone carrega quando colocado em cima do tablet; e por sua vez o smartwatch no iPhone.

Todos os equipamentos podem gerar energia aos restantes membros da família segundo as patentes encontradas na Patently Apple. A tecnologia de recarregamento inverso tem sido explorada por algumas fabricantes de smartphones Android, mas a Apple parece caminhar por outra direção ao adicionar a funcionalidade em diferentes áreas do seu portátil, como mostra a imagem: a partir da tampa do MacBook, quando este está fechado, mas também no trackpad e da base de descanso dos pulsos.

Na descrição da patente, a Apple refere que pretende diminuir a quantidade de carregadores que os utilizadores transportam, seja para o portátil, smartphone ou smartwatch, unificando e centralizando o carregamento a partir de um único equipamento. Obviamente que a ausência de carregador na caixa dos novos iPhones salienta a necessidade de alternativas para alimentar os equipamentos.

A funcionalidade pode ser muito prática sobretudo para situações de emergência, quando por exemplo, o Apple Watch ou os AirPods ficam sem energia; um pequeno encosto pode manter os equipamentos a trabalhar sem a necessidade de os colocar à carga com os respetivos cabos.

No entanto, os especialistas referem que para a patente se materializar em produtos, os materiais de fabrico dos MacBooks e iPads teriam de mudar, pois o alumínio utilizado não é compatível com carregamento wireless.

De recordar que existem rumores que alguns modelos da próxima geração de smartphones da Apple, o iPhone 13, podem ser totalmente wireless. A tecnologia MagSafe introduzida nos mais recentes equipamentos, que permite carregar a bateria via wireless, poderá ter sido a derradeira experiência para um equipamento totalmente sem cabos. Alguns dos modelos da geração iPhone 13 poderão ser lançados totalmente wireless, suportados pela tecnologia MagSafe para o carregamento, dispensando as portas USB-C ou Thunderbolt, que são standard atualmente. Esta estratégia de carregamento via wireless a partir do MacBook ganha ainda mais revelo.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.