Duas das impressoras 3D mais conhecidas do mercado português - a Beethefirst e a Witbox - estão entre as melhores máquinas do segmento. A distinção foi feita pela 3D Hubs, uma startup que reúne informação do sector e interliga milhares de utilizadores e profissionais de todo o mundo.

As duas impressoras aparecem listadas entre as melhores de diferentes categorias: a portuguesa Beethefirst no segmento Plug’n’Play e a espanhola Witbox no segmento para entusiastas.

A lista das 20 melhores impressoras foi escolhida entre um total de 441 modelos que foram analisados e escrutinados por 5.360 pessoas de todo o mundo, sendo que a 3D Hubs fez depois a sua própria avaliação tendo em conta parâmetros como qualidade de impressão, fiabilidade, suporte ou facilidade de utilização.

A Beethefirst recebeu uma classificação de 8.9/10, ficando na terceira posição da sua categoria. Já a Witbox recebeu uma classificação de 8.6/10 e ficou em sexto no seu segmento.

Os interessados podem ver as restantes recomendações da 3D Hubs para o ano de 2016 e perceber melhor quais as vantagens e desvantagens de cada máquina.

Recorda-se que tanto a Beethefirst da Beeverycreative como a Witbox da BQ já disponibilizaram novos modelos das suas principais impressoras, aquelas que foram distinguidas.

A startup portuguesa lançou uma impressora pensada para as escolas, a Bee Interactive School, uma outra pensada para a comunidade de makers - a BeeMe - e um terceiro modelo de baixo custo e na lógica monte você mesmo, a Hello Bee Prusa.

Já a BQ revelou uma segunda versão da Witbox e também apresentou um novo modelo do it yourself que pode ser montado em menos de duas horas: a Hephestos 2.