A Microsoft prepara para 15 de Setembro a disponibilização da primeira beta do Internet Explorer 9. A confirmação da data, feita a partir de um dos blogs oficiais da empresa, surge uma semana após o lançamento da quarta preview da nova versão do browser.

As novidades prometidas pelo browser têm vindo a ser avançadas desde que a Microsoft anunciou intenções de criar um novo navegador. Na mensagem no blog do IE, a propósito do lançamento da quarta preview, a equipa de desenvolvimento dizia-se especialmente empenhada em garantir as bases certas para as aplicações HTML 5, tanto ao nível do desempenho como da interoperabilidade entre browsers, onde um dos aspectos fundamentais passa pela integração nativa do motor JavaScript.

Na nota, a gigante de Redmond acrescentava também que o resultado das versões de teste da plataforma foi tão positivo, que a versão beta se assemelhará muito de perto à versão final do IE9.

Segundo o post de James Pratt no Exploring IE, o lançamento da versão beta do IE9 vai ser assinalado com "pompa e circunstância" num evento que, ao contrário do habitual, decorre em São Francisco, nos EUA, longe da sede da gigante da informática, em Redmond.

Recorde-se que as novidades na área dos browsers não se limitam à Microsoft. A Mozilla disponibilizou esta semana, para download, a terceira beta do seu Firefox 4, uma versão já considerada suficientemente estável e segura para uso diário. Por outro lado, a Google anunciou também a chegada da beta do Chrome 6.