Bill Gates admitiu numa conferência de imprensa na Malásia estar disponível para negociar com os governos asiáticos a venda de versões reduzidas do Windows. O presidente da Microsoft não concretizou a que países se referia, adiantando apenas que iria ser flexível quando se mostrasse viável realizar acordos que levassem o software da empresa americana a programas governamentais em países da Ásia, cita o The Register.



O objectivo do responsável será estender acordos semelhantes ao que já assinou com o governo da Malásia e Tailândia para a venda de uma edição do Windows XP a que chamou XP Starter Edition.



O movimento é visto como mais uma tentativa de travar a concorrência crescente por parte dos empresa de software open source que estão a negociar com vários governos - entre eles asiáticos - no sentido de realizar acordos especiais para introdução de software livre nas escolas, ou mesmo nos organismos da Administração Pública.



Este esforço na Malásia é particularmente notório, com a Microsoft a assumir um papel activo na política tecnológica do país, o que se traduz num investimento de 2,62 milhões de dólares, ao longo dos próximos cinco anos, destinados à formação de professores.



Em Portugal, a Microsoft está também a realizar alguns esforços no sentido de ver o seu software ocupar lugar central nas plataformas tecnológicas de ensino. Um dos exemplos disso é a plataforma Class Server que está a ser usada em várias escolas, no âmbito de uma experiência piloto que no próximo ano lectivo poderá passar a utilização efectiva.



No que respeita às salas TIC, um projecto promovido pelo Ministério da Educação que visa munir as escolas de salas com acesso ao PC e Internet para reforçar as competências dos alunos do ensino secundário na área da Tecnologias de Informação e Comunicação, a Microsoft concorre em condições de quase igualdade com a concorrência open source. Nos 13 mil PCs que estão previstos instalar nas escolas a opção do ministério foi de que funcionem em dual boot entre Windows e Linux Caixa Mágica.



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