(Actualizada) Poderá ser ainda esta semana que a Apple vai disponibilizar a nova versão do sistema operativo do iPad e do iPhone, o 4.2, que suporta novas funcionalidades e uma característica especialmente importante para Portugal: o interface e menus em português. A bitrzr, uma das primeiras empresas portuguesas a disponibilizar uma aplicação para o iPad, já tem o seu Cube preparado e garantiu a certificação.

No início do mês a Apple disponibilizou a versão Golden Master do novo iOS para os programadores e, pela experiência com a versão 4.1, é expectável que a versão final esteja pronta para download pelos donos dos iPhones e iPads até final desta semana, ou no início da próxima semana.

A localização do iOS para português pode abrir caminho à esperada comercialização do iPad em Portugal, uma especulação que o TeK tentou confirmar com a Apple, mas sem sucesso.

Pedro Morais, um dos fundadores da bitrzr.com, alinha com esta expectativa, mas sublinha também as novidades do novo sistema operativo a nível do suporte multi-tarefa no iPad e na capacidade de impressão para justificar a rapidez na adaptação do Cube, uma ferramenta de registo de horas e despesas, integrada com o Google Apps.

[caption]cube[/caption]
A nova versão do Cube já garantiu a aprovação da Apple, e deverá estar disponível na AppStore nos próximos dias, ao mesmo tempo que a nova versão do iOS. Pelo menos é essa a expectativa da bitrzr.

A Apple dá normalmente prioridade às aplicações com mais inovação no processo de certificação que antecede a presença na loja de aplicações, explica Pedro Morais, procurando ter sempre um conjunto de aplicações prontas para os pioneiros das novas versões dos sistemas operativos poderem experimentar.

[caption]cube[/caption]

Como o TeK já tinha escrito, o Cube foi uma das primeiras aplicações da App Store preparadas para o iPad. O software de gestão de tempo e despesas está disponível para iPhone e iPad e já foi descarregado 20 mil vezes da loja da Apple.

O Cube foi também um dos finalistas nacionais do Vodafone Mobile Clicks 2010, que acabou por ser ganho pela também portuguesa Cardmobili.

A Apple garante que a nova versão do sistema operativo traz maior rapidez ao iPhone, permitindo ainda multi-tarefa no iPad e a melhoria da gestão de emails. O sistema de streaming de áudio, vídeo e fotografias para o novo Apple TV e outros equipamentos compatíveis com o AirPlay e a capacidade de impressão sem fios AirPrint para alguns modelos de impressoras HP estão também entre as melhorias da nova versão.

Nota da Redacção: A notícia foi actualizada com a informação de que a aplicação já foi aprovada pela Apple, o que ainda não estava garantido esta manhã.