À boleia da crise dos semicondutores que tem limitado a venda de portáteis, smartphones e até consolas no mercado, muitos consumidores podem virar-se para as alternativas de usados. Há diferentes empresas especializadas em vender produtos tecnológicos em segunda mão que podem mesmo beneficiar da crise, ao mesmo tempo que apelam às escolhas sustentáveis ao prolongar a vida dos equipamentos.

Mais que mudar de equipamento, uma preocupação ambiental

A Back Market, a iServices e a Swappie são as principais empresas especialistas em equipamentos usados e recondicionados que estão a comunicar durante este período de grandes descontos. A Back Market afirma que “a escolha de um telemóvel recondicionado pode evitar cerca de 114 kg de emissões de CO2 na atmosfera. No entanto, apesar da campanha em torno do Black Friday, ao SAPO TEK o CEO da empresa, Thibaud Hug de Larauze, diz que esta esta é uma sexta-feira normal, “porque os valores que praticamos nos produtos que vendemos são já até 70% inferiores aos valores dos produtos novos”, acrescentando que não precisa de um dia específico para apresentar valores competitivos no mercado.

Para a empresa, o que torna este dia importante é o reforço da ideia de que se for necessário comprar um produto tecnológico nesta altura, os recondicionados são uma opção certa. “Os produtos oferecem um valor significativamente mais baixo comparado com o restante mercado, o que apoia a democratização do acesso tecnológico”, além de ajudar no combate ao impacto ambiental causado pela tecnologia, afirma.

Para a iServices, segundo o CEO Bruno Borges, os equipamentos de marcas premium em segunda mão são bastante cobiçados pelo seu valor apetecível. “Associar este conceito à semana da Black Friday faz desta semana a mais apetecível do ano para os nossos clientes e, sem dúvida, a nossa melhor semana de vendas de seminovos”.

A empresa diz que o Black Friday é o expoente de um mês em que as vendas online aumentam de forma gradual desde o início de novembro, sendo necessário adaptar a capacidade de entrega e de stock nas semanas anteriores. “No caso da iServices optámos não só por fazer a maior campanha de descontos em iPhones Seminovos, mas também nos acessórios de marca iServices”, refere ao SAPO TEK.

Veja na galeria lojas onde pode encontrar equipamentos em segunda mão:

“Na Swappie acreditamos que podemos ser parte da solução, e não parte da poluição. Por isso, temos como objetivo incentivar a alteração dos hábitos de consumo de equipamentos tecnológicos através da adoção de comportamentos mais sustentáveis”, afirma a empresa em comunicado. A empresa considera que a Black Friday é uma oportunidade para os portugueses investirem num novo telemóvel, de qualidade, assim como reduzir os resíduos ambientais, através da aposta em aparelhos tecnológicos recondicionados, afirma Luísa Vasconcelos e Sousa, Country Manager da Swappie em Portugal, salientando ao SAPO TEK que os produtos mais procurados são o iPhone 11, iPhone 7 e iPhone X.

A Swappie também reforça que aliado às promoções, também é possível fomentar o comportamento de compra sustentável, contribuindo para o crescimento da economia circular no mundo. “Mais do que adquirir um novo telemóvel, na Swappie queremos incentivar as pessoas a trocar de aparelho, a vender o seu aparelho atual e a adquirir um modelo acima.” Para a empresa, mais que mudar de telemóvel, quer ajudar a mudar mentalidades e contribuir para um mundo mais sustentável. “Queremos desmistificar o desconhecimento que ainda existe em relação à compra deste tipo de aparelhos e demonstrar que é possível comprar um telemóvel com qualidade e fazê-lo em segurança, a um preço mais acessível”, conclui.

Os produtos da Apple em segunda mão são os mais apetecíveis nesta Black Friday

Para a Back Market, o dia serve como uma chamada de atenção para os consumidores que podem obter bons equipamentos seminovos, poupando dinheiro, ao mesmo tempo que ajuda o meio-ambiente, seja num computador, secador ou consola. E por isso, o CEO da empresa afirma que, na verdade, a empresa não tem descontos específicos para este período do ano. “Os valores dos nossos produtos são significativamente inferiores aos dos produtos novos, mesmo mantendo toda a qualidade, segurança e garantia. Daí indicarmos aos nossos clientes e potenciais clientes que podem comprar um produto “hoje, amanhã ou até nunca”. Não esperamos por uma data restrita para aplicar estes valores. Eles existem hoje e nos outros 364 dias do ano”.

Entre os seus produtos mais procurados, em Portugal, a Back Market diz que os smartphones representam cerca de 73% das suas vendas, seguindo-se os MacBooks em 10% e os tablets que registam 4% das vendas. “Os nossos best sellers do momento são o iPhone 11 e o MacBook Pro”.

Já a iServices tem outra leitura da época, referindo que planeia com antecedência o período Black Friday, de forma a poder oferecer descontos ao longo de todo o mês. “Criámos uma campanha de descontos numa seleção de produtos tecnológicos, nomeadamente nas categorias de produto da marca própria iServices.” Sendo o objetivo da empresa juntar o mês de novembro e dezembro como uma única época natalícia.

Quanto aos produtos recondicionados que a iServices tem para entrega, destacam-se os iPhones, iPads, MacBooks e Apple Watches. Tem ainda a oferta de gadgets e acessórios, com descontos que podem chegar até aos 70%. Entre os produtos e gadgets encontram-se carregadores wireless, powerbanks, auriculares e colunas que estão com descontos de 50%. Reforça que na sexta-feira de 26 de novembro e domingo, 28, terão produtos com descontos ate 70%. A empresa garante ainda portes gratuitos ao longo de toda a campanha.

Considerando o lançamento do novo modelo da Apple, o iPhone 13, a iServices diz que muitos consumidores aproveitam o dia para procurar promoções dos modelos anteriores, como o iPhone X e o iPhone 11, que ainda são compatíveis com a mais recente atualização do iOS. “Estes têm sido um dos equipamentos mais procurados na nossa loja online”. A empresa diz-se preparada para oferecer uma ampla oferta não só de iPhones recondicionados, como iPads seminovos, Macbooks e AppleWatches, com um ano de garantia e a segurança do serviço premium iServices.

A Swappie garante descontos de até 50% para iPhones recondicionados, numa campanha que começou no dia 22 e que se prolonga até ao dia 29 de novembro. A empresa diz que tem vários modelos de smartphones iPhone, capacidades e estados. Nesta Black Week, a empresa diz ter o iPhone 7 a partir de 99 euros, o iPhone 8 a partir de 149 euros, o iPhone SE a partir de 249 euros, o iPhone XR a partir de 299 euros, o iPhone 11 a partir de 399 euros, o iPhone 11 PRO a partir de 519 euros e iPhone 12 mini a partir de 449 euros.

2021 será melhor na Black Friday?

Questionados sobre uma projeção de crescimento deste período de Black Friday/Natal, relativo ao ano passado, no caso da Back Market, a empresa está há pouco tempo no mercado nacional e não termo de comparação. Mas a nível internacional, afirma que houve um aumento de procura nesta altura. No entanto, prefere aguardar mais algumas semanas para confirmar se foi melhor que no ano anterior.

A iServices afirma que o seu negócio online tem estado em crescente expansão “e, presentemente, somo já um player de referência, nomeadamente no mercado de equipamentos recondicionados”, mesmo com a empresa totalmente restringida aos equipamentos da Apple. “O nosso desconto associado a estes equipamentos permite democratizarmos o acesso a estes desejados produtos de luxo, a toda a população, com preços acessíveis”. Contas feitas, a empresa prevê “um crescimento na ordem dos 25% face ao ano anterior.

Já a Swappie afirma que este ano tem sido muito positivo para as vendas da empresa, estando a ganhar cada vez mais espaço no mercado português. “Neste período de Black Friday e Natal de 2021, prevemos triplicar o crescimento em vendas relativamente ao ano anterior”, salienta a líder da empresa.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.