Apesar das diferenças assumidas pelas organizações promotoras dos dois formatos de DVD de próxima geração, a Blu-Ray Disc Association(BDA) anunciou a adopção da Advanced Access Content System (AACS) como tecnologia para gestão de direitos digitais. A mesma escolhida para o formato HD-DVD, apoiado pelo Fórum DVD.

Trata-se de uma tecnologia antipirataria que vai permitir a introdução de uma sistema de identificação com marca de água - que garante uma identificação única embutida em cada disco - e a actualização dos mecanismos de gestão de direitos de autor, de forma a proteger os discos contra cópias ilegais.

A tecnologia, também conhecida por BD+, devia estar disponível desde Março deste ano, mas atrasos no desenvolvimento remetem agora a sua disponibilização para o final do ano.

Para já o interesse manifestado pelos consumidores nas questões relacionadas com o novo formato é inferior ao esperado, já que os discos em formato Blu-Ray exigem o uso de leitores DVD que ainda não estão disponíveis no mercado. Em contrapartida, o formato HD-DVD funciona nos leitores existentes mas oferece menor capacidade que que a tecnologia concorrente.

Gravadores e leitores compatíveis com o formato Blu-Ray devem estar disponíveis na primeira metade do próximo ano.

Notícias Relacionadas:
2005-06-27 - Toshiba alia-se à Microsoft para desenvolver leitores HD-DVD

2005-05-12 - Toshiba desenvolve DVD com maior capacidade de armazenamento

2005-04-22 - Blu-Ray e HD-DVD podem resultar em formato híbrido