A BMW está a trabalhar com a Drone Racing League (DRL) no desenvolvimento de um drone que tenha capacidade para quebrar o recorde de velocidade estabelecido na indústria. A marca que encabeça a lista dos melhores registos é de 260 km/h e foi alcançada numa competição da DRL, com um aparelho da própria organização, em 2017.

Para superar este número, a fabricante alemã não só vai disponibilizar recursos humanos especializados neste sector, como vai abrir as portas do seu Aerodynamic Test Center para realizar testes aos protótipos que surgirem desta parceria. Para selar o acordo, o centro de exibições da empresa (BMW Welt), em Munique, vai sediar uma corrida da liga.

tek bmw
créditos: This image is copyright free for editorial use. (c) BMW AG

Apesar de esta não ser uma parceria aparentemente óbvia para a BMW, a empresa acredita que a indústria não está assim tão distante do sector dos restantes desportos motorizados. "É um desporto muito competitivo, caracterizado pela articulação entre a alta performance material e a tecnologia digital", declarou Jörg Reimann, da BMW Brand Experience.

A Drone Racing League continua a atravessar uma fase de crescimento, graças à parceria que estabeleceu com a ESPN. O canal tem-lhe garantido exposição, público e recursos para manter uma competição consistente que aparenta ser um sucesso global. Atualmente, todos os pilotos em competição são obrigados a utilizar o mesmo modelo de drone, de forma a garantir que a corrida é apenas um teste às suas aptidões para fazer voar o aparelho em velocidades vertiginosas através de circuitos apertados. O desenvolvimento de um drone capaz de atingir velocidades superiores ao modelo que é atualmente utilizado em competição, o DRL Racer 3, poderá significar a substituição de um pelo outro, o que garantiria à marca um lugar de destaque na competição.