A Bosch volta a marcar presença nos Media Days da CES 2021, o primeiro dia de conferências reservado à imprensa que se realiza hoje, num formato puramente virtual. A empresa está a apostar no conceito de IAoT, juntando a Inteligência Artificial a soluções de conetividade da Internet das Coisas (IoT), mas reforça também a área de soluções de mobilidade à qual tem dado destaque nas últimas edições e onde a unidade da empresa em Braga tem uma equipa dedicada.

De entre as novidades que a empresa apresenta hoje na conferência de imprensa estão os sensores para soluções wearable e hearable, baseadas em inteligência artificial, que ajudam a monitorizar a atividade física de uma forma mais precisa e com reconhecimento de mais movimentos. O sensor  de IA de BHI260APo tem capacidade de aprender e adaptar-se, indo além dos típicos exercícios que os relógios e pulseiras inteligentes reconhecem.

A tecnologia desenvolvida pela Bosch Sensortec é também mais eficiente e o processamento é executado no próprio sensor (Edge AI), não necessitando de ligação à internet durante uma sessão de exercícios, melhorando assim a eficiência energética e a privacidade dos dados.

Na área de mobilidade a Bosch viu reconhecida a solução Connected Biking - o computador de bordo Nyon – que foi destacada nos prémios CES 2021 Innovation Awards Honoree,  com a seleção do Bosch eBike Systems na categoria “Vehicle Intelligence & Transportation”. Este computador de bordo permite navegação e monitorização de fitness, tem uma função de bloqueio digital, informações de alcance baseadas em topografia e permite ligações ao smartphone através de Bluetooth e WiFi.

O Nyon está à venda desde outubro do ano passado e vai estar em exposição no stand virtual da Bosch na CES.

Uma navegação adaptada às "estradas" na Lua

No ano passado a Bosch apresentou na CES o sensor SoundSee AI para a Estação Espacial Internacional e agora a tecnologia vai ser aplicada à navegação na Lua. A NASA anunciou recentemente o financiamento do Ultra Fast Proximity Charging for Critical Space Applications, um projeto em que um grupo de organizações vai investigar e desenvolver tecnologia para navegar de forma inteligente e carregar pequenos robots para operação na lua.

A empresa está a trabalhar com a Astrobotic, a WiBotic e a Universidade de Washington, no programa Tipping Point da NASA e partir de 2023, os pequenos robots lunares que receberam o nome de CubeRovers, devem ser capazes de se mover de forma autónoma na Lua e também de encontrar o caminho de volta para as suas estações de carregamento num ambiente onde o GPS não é uma alternativa.

A sustentabilidade é também um os ganhos de muitas das soluções da Bosch, que está apostada em melhorar a eficiência energética na produção industrial, introduzindo tecnologia de conectividade aos seus produtos para edifícios e mobilidade com a finalidade de ajudar a economizar energia. Um dos produtos é um gerador de energia para utilização em residências e que pode ser combinado com uma bomba de calor e um sistema fotovoltaico para reduzir o consumo de energia em até 60%. Na área da mobilidade, os condutores de veículos elétricos podem beneficiar de serviços como o Battery in the Cloud, que usa análise de software inteligente para reduzir o desgaste da bateria até 20%.

O SAPO TEK está a acompanhar tudo o que de mais importante se passa na CES 2021. Veja aqui todas as novidades e anúncios da maior feira de tecnologia dos Estados Unidos que este ano decorre em modelo totalmente virtual.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.