O governo britânico está a planear um investimento na ordem dos 900 milhões de libras para desenvolver um supercomputador de ponta que viabilize a criação de um modelo de inteligência artificial semelhante ao ChatGPT. A ideia é que a máquina seja utilizada para treinar modelos de IA altamente complexos, mas o executivo sublinha que esta terá outras aplicações, tanto na ciência, como na defesa.

O Departamento do Tesouro afirma que um investimento destes vai "permitir às equipas de investigação que aprofundem estudos acerca das mudanças climáticas, potenciar a descoberta de novos medicamentos e maximizar o potencial do Reino Unido no sector da inteligência artificial".

Europa prepara-se para inaugurar um dos supercomputadores mais poderosos do mundo
Europa prepara-se para inaugurar um dos supercomputadores mais poderosos do mundo
Ver artigo

Este supercomputador deverá ser capaz de processar mais de um trilião de cálculos por segundo, ombreando, assim, com o Frontier, o modelo mais rápido do mundo, que é hoje utilizado pelo Laboratório Nacional de Oak Ridge, nos EUA, em projetos de  investigação científica.

O governo reconhece que os recentes avanços no sector da inteligência artificial têm de ser acompanhados com desenvolvimento tecnológico e acredita que não o fazer é perder terreno para outros países que se tornem mais atrativos neste domínio. Em fevereiro, vários parlamentares defenderam que o Reino Unido fizesse um investimento desta dimensão em modelos generativos.

O Tesouro anunciou ainda que, ao longo da próxima década, será atribuído um prémio anual de um milhão de libras à investigação mais inovadora, no sector da inteligência artificial.