Pretende fazer a autenticação num site ou rede social e não se lembra da palavra-passe, levando-o ao aborrecido processo de recuperação? Se for utilizador do browser Edge, da Microsoft, então passará a fazer o “log in” através de sistemas alternativos de autenticação Web integrados no sistema. A gigante tecnológica garante uma experiência segura, rápida, sem a necessidade de decorar palavras-passe complexas.

Pode definir um PIN, configurar o sistema para reconhecimento facial ou de impressões digitais, entre outros formatos através do Windows Hello. O sistema é compatível com a maior parte das webcams e leitores de impressões do mercado, e foi feita uma parceria com a Fido Alliance para a criação dos protocolos de encriptação e fornecimento de chaves físicas de segurança FIDO2. Além disso, o Windows Hello permite ainda utilizar pulseiras digitais, relógios inteligentes, smartphones ou outros dispositivos compatíveis que possibilitem desbloquear o PC sem palavras-passe.

A Microsoft refere que está a trabalhar com os diversos parceiros da indústria para criar as primeiras experiências de autenticação online sem o recurso de passwords. Isto significa que poderá concluir transações online com apenas um “sorriso”, por exemplo.

Os assinantes do serviço Windows Insider podem começar a testar o sistema de Autenticação Web da Microsoft, na build de antevisão 17723. Ainda não se sabe quando será implementada a versão final do sistema.