A Opera Software anunciou hoje o lançamento da versão 7.21 do browser Opera em simultâneo para plataformas Windows, Linux, FreeBSD e Solaris. A actualização inclui um novo e melhorado pacote de funcionalidades, segundo o indicado pela fabricante norueguesa.



Conhecido por apresentar um interface de múltiplos documentos (Multiple Document Interface - MDI) que permite navegar por várias janelas ao mesmo tempo, o Opera amplia esta característica introduzindo a funcionalidade de "Undo". Agora, se os utilizadores fecharem uma janela por engano podem facilmente recuperá-la recorrendo à opção "Closed" - lista de historial de janelas fechadas - adicionada ao menu, ou usando o shortcut Ctrl+Z.



Anteriormente integrado na versão 6.0, o modo Kiosk foi também recuperado e reintroduzido no Opera 7.21. O Kiosk é um utilitário personalizável preparado para limitar funcionalidades - bloqueando menus ou impedindo downloads - ou simplesmente ajustar preferências de sistema.



Segundo o mencionado pela fabricante em comunicado de imprensa, o browser deixou de ser feito para uma plataforma e depois portado para as outras. Todo o processo de desenvolvimento é agora independente da plataforma desde o início. As alterações são efectuadas no core da plataforma Opera e depois disponibilizadas para os vários sistemas operativos, tendo em atenção as adaptações específicas para cada uma delas. "Por isso a versão Linux pode agora ser conhecida ao mesmo tempo que a versão Windows", refere a Opera Software.



O Opera 7.21 está gratuitamente disponível para download no site da empresa, na versão patrocinada por publicidade. Após a gravação do ficheiro no computador, o utilizador pode registar aquele browser pelo montante de 39 dólares ou 29 euros, no caso de pretender remover os pequenos banners publicitários que o integram.



Notícias Relacionadas:

2003-04-14 - Opera apetrecha browser com novas funcionalidades para Windows e Linux

2003-02-18 - Opera disponibiliza primeira edição preview de Opera 7 para Linux