A Business Software Alliance emitiu um alerta dirigido ao sector empresarial sobre as ofertas de programas informáticos piratas que surgem a um ritmo crescente por via electrónica. Segundo a organização, que agrupa vários fabricantes de aplicações informáticas, ao longo do último trimestre o número de mensagens de correio electrónico com ofertas deste tipo e o número de sites com ofertas neste sentido cresceu significativamente na Europa.



Com o objectivo de diminuir o impacto do fenómeno, a BSA emitiu um conjunto de conselhos para ajudar as empresas a prevenirem-se deste tipo de situação, recomendando-lhes simultaneamente que optem por software seguro e legal.



A organização alerta ainda para os "disfarces" utilizados para aproximar estas ofertas de spam a produtos originais e exemplifica dizendo que é frequente as mensagens direccionarem o utilizador para páginas web muito sofisticadas que imitam páginas com ofertas legais.



O aumento do número de mensagens com estas características acompanha o aumento generalizado do spam registado no mês de Abril, quando dados da MessageLabs apontam para que as mensagens de correio electrónico não solicitado tenham atingido meio milhão, nos PCs analisados pela empresa. Da mesma forma, os números já apurados para Maio apontam para que a tendência de aumento se mantenha.



Notícias Relacionadas:

2003-10-28 - Spam afasta cibernautas do correio electrónico

2003-06-26 - Sybari alerta indústria para necessidade de adoptar filtros adequados contra o spam