Descontente pelo facto de acreditar que a forma como o Programa e-escolas foi montado não permite a diferenciação da oferta Linux, já que o preço de aquisição é sempre 150 Euros, seja qual for o sistema operativo, Paulo Trezentos adiantou hoje que a Caixa Mágica vai avançar em parceria com a Inforlândia com um portátil Linux com placa gráfica dedicada. Embora ao mesmo preço de 150 Euros esta é uma proposta de valor que poderá atrair os estudantes para quem esta componente é importante, para usar em aplicações de trabalho ou mesmo no lazer.

“A restrição de não poder mexer no preço nos computadores com open source é negativa porque não permite a diferenciação. Aliada a uma fraca promoção desta oferta é difícil vencer”, explica o responsável técnico da Caixa Mágica e investigador da ADETTI que lamenta a fraca procura dos portáteis com Linux no programa e-escola.

O portátil Insys da Inforlândia com Caixa Mágica vai integrar a oferta da TMN e inclui uma placa gráfica NVIDIA GeForce e, segundo Paulo Trezentos, tem a garantia de que o software integrado funciona a 100%.

Para além desta nova parceria, Paulo Trezentos aproveitou a presença no VI Encontro Nacional sobre Tecnologia Aberta para anunciar ainda outras novidades da Caixa Mágica, como o suporte ao software do Cartão de Cidadão, e a continuação da aposta na formação com a repetição do programa de Estágios de Verão, a realizar entre Julho e Agosto, e da Caixa Mágica academia open source, onde serão colocados à prova os conhecimentos de 12 recém-finalistas de cursos de tecnologia.

O responsável técnico da Caixa Mágica anunciou também a criação do primeiro mestrado em Open Source, já aprovado pelo Ministério da Ciência e Ensino Superior, e que avança já este ano em Outubro no ISCTE, com parceria da Universidade Aberta da Catalunha.



Nota da Redacção: [2008-05-02 22:57] A notícia foi corrigida na referência à NVIDIA por ter sido detectada uma gralha no nome.



Fátima Caçador

Notícias Relacionadas:

2008-03-29 - Primeiros portáteis do e-escola entregues a alunos do 11º e 12º ano
2008-01-28 - TMN avança com portátil Linux no e-iniciativas