
“Vamos lançar o nosso próprio satélite para sabermos onde está a poluição e definir como vamos combatê-la”, mencionou o governador da Califórnia, Jerry Brown durante a Global Climate Action Summit, que decorreu em São Francisco, nos Estados Unidos. A conferência decorreu, ironicamente, na costa oposta da nação que tem sido vítima de diversos furacões intensos nos últimos dias.
Tendo em conta a posição negativa da Casa Branca sobre a ciência climática, o Estado da Califórnia teme que a NASA seja obrigada a desligar as sondas de estudo do clima, sobre a pressão de Donald Trump. Nesse sentido, está a ser construído um satélite em parceria com a Planet Labs e a California Air Resources Board.
Apesar da vontade, questões ligadas com os custos do projeto e o tempo que demorará a construir podem colocar em causa a sua conclusão, já que nos próximos dois anos pode haver mudanças na liderança da Casa Branca e as políticas climáticas possam voltar a ser um centro de preocupações.

Durante as conferências muitas foram as críticas a Donald Trump, por este negar as mudanças climáticas, e de ter retirado o apoio ao Acordo de Paris, que visa controlar o aumento das temperaturas do planeta. Nos últimos dois anos, o governador e os deputados da Califórnia têm trocado diversos processos em tribunal com a administração de Donald Trump, em causa estão leis ambientais e de imigração que têm sido divergentes.
Em destaque
-
App do dia
Preocupado com o tempo que passa de roda do smartphone? Esta app “tira-lhe” o retrato -
Site do dia
Que tipo de moral dar a um robot? Investigadores do MOIM estão a tentar descobrir -
Montra TEK
10 monitores para o teletrabalho e o entretenimento -
How to TEK
Saiba o que fazer quando o Google Maps não apresenta corretamente a sua localização -
Especial: O melhor e pior de 2020
Comentários