"O ciberataque foi detetado pelo sistema de segurança, tendo a Câmara Municipal desencadeado prontamente um conjunto de ações no sentido de conter e mitigar os efeitos do ato criminoso", informou a autarquia do distrito de Lisboa em comunicado.

A Câmara de Loures "reportou o ciberataque" à Polícia Judiciária e ao Centro Nacional de Segurança, indicou o município liderado por Ricardo Leão (PS), e "está a desenvolver todos os esforços" para "restabelecer a normalidade do sistema e dos serviços informáticos".

O restabelecimento dos serviços "deverá acontecer muito em breve", indicou ainda a autarquia, sem especificar que serviços foram afetados ou se foram expostos quaisquer dados dos munícipes ou da própria Câmara Municipal.

Desde o início do ano que várias empresas e organizações em Portugal foram alvo de ciberataques de grande escala e gravidade. A primeira vítima foi a Impresa, logo nos primeiros dias de 2022, num ataque que praticamente paralisou a empresa dona da SIC e do Expresso e que obrigou a criar um novo website e fez perder o acesso aos arquivos.

Mais tarde a Vodafone viu também a rede ser alvo de um ataque que impediu comunicações aos seu clientes, incluindo serviços essenciais como o do INEM e rede Multibanco, e mais recentemente também a TAP entrou para a lista de empresas vítimas de um ciberataque, neste caso com roubo de dados dos clientes e que estão a ser divulgados na Dark Web, e indisponibilidade de serviços.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.