A Canon revelou um novo modelo de câmara fotográfica, a EOS R100, desta vez com um foco na família, proporcionando os melhores momentos das férias. A câmara tem um design compacto e pequeno, para que possa levar para todo o lado, estando sempre pronta a disparar nos melhores momentos.

A fabricante diz que o modelo tem uma maior velocidade de comunicação entre o corpo e a objetivo, oferece um sistema de autofoco, além de detetar os rostos das pessoas, animais, veículos e outros elementos. E graças ao seu sistema de estabilização de oito passos, com uma ergonomia trabalhada, a câmara pretende estabelecer uma ponte de utilização entre os trabalhos profissionais e o uso dado pelo público em geral.

PowerShot V10: Canon revela câmara pensada em exclusivo para vloggers e criadores de conteúdos
PowerShot V10: Canon revela câmara pensada em exclusivo para vloggers e criadores de conteúdos
Ver artigo

A câmara tem um sensor APS-C de 24,1 MP e autofoco Dual Pixel CMOS da gama EOS R, sendo ideal para fotografar em movimento. O sensor acompanha os olhos das pessoas no visor ou ecrã LCD. A câmara oferece uma capacidade de disparo contínuo de até 6,5 fps com AF One Shot e 3,5 fps com o AF Contínua.

Veja na galeria imagens da Canon EOS R100:

O objetivo da fabricante é oferecer uma alternativa com mais qualidade às imagens captadas com o smartphone topo de gama. Promete cores com maiores detalhes, mesmo quando capta imagens em condições com fraca iluminação. Também pretende oferecer efeitos de bokeh mais detalhados e “autênticos”, procurando suavizar o fundo de forma mais harmoniosa, salientando o motivo da fotografia.

Se a preferência é gravar vídeo, a EOS R100 permite registos a 4K, 1080p a 60 FPS, ou 120 FPS a uma resolução de 720p, caso deseje criar composições em câmara lenta.

A EOS R100 pesa 356 gramas, sendo mais leve que uma DSLR tradicional. E tem um punho confortável e uma interface com controlos intuitivos com modo guiado para ajudar na captação das melhores imagens em família.

A câmara apresenta filtros criativos a serem utilizados com imagens JPG. Tem ainda conetividade por Wi-fi, Bluetooth e Canon Connect, para poder controlar remotamente a câmara com o smartphone ou partilhar rapidamente na cloud. Pode manter as fotos na cloud por 30 dias, no image.canon.

Quanto ao preço, há duas configurações de objetivas, a RF-S 18-15 e a RF-S 55-210 mm. A primeira custa 749 euros e a segunda a 999 euros. As câmaras são lançadas entre a última semana de junho e a primeira de julho.

Além da câmara, os utilizadores podem aceder a diversos acessórios, tais como objetivos AF, microfones e Speedlites, caso precise elevar as composições fotográficas a um próximo nível. A câmara é também compatível com as objetivas RF e RF-S da Canon.

A fabricante introduz ainda no mercado a nova objetiva RF 28mm F2.8 STM, numa forma de panqueca, sendo muito compacta e leve, desenhada para ser uma combinação com a mais recente EPS R8. Uma vantagem apontada é que esta pode ser arrumada facilmente em qualquer kit fotográfico. A lente custa 419 euros e vai ser lançado no início de julho.

Veja na galeria imagens da nova objetiva:

Um novo acessório é o cabo para a sapata multifuncional da Canon, o OC-E4A, que está presente em diversas câmaras com sistema EOS R. Este serve para ligar acessórios externos, tais como as luzes Speedlites, mas também alimentar microfones.