A Canon revelou um novo modelo de câmara fotográfica, a EOS R100, desta vez com um foco na família, proporcionando os melhores momentos das férias. A câmara tem um design compacto e pequeno, para que possa levar para todo o lado, estando sempre pronta a disparar nos melhores momentos.

A fabricante diz que o modelo tem uma maior velocidade de comunicação entre o corpo e a objetivo, oferece um sistema de autofoco, além de detetar os rostos das pessoas, animais, veículos e outros elementos. E graças ao seu sistema de estabilização de oito passos, com uma ergonomia trabalhada, a câmara pretende estabelecer uma ponte de utilização entre os trabalhos profissionais e o uso dado pelo público em geral.

PowerShot V10: Canon revela câmara pensada em exclusivo para vloggers e criadores de conteúdos
PowerShot V10: Canon revela câmara pensada em exclusivo para vloggers e criadores de conteúdos
Ver artigo

A câmara tem um sensor APS-C de 24,1 MP e autofoco Dual Pixel CMOS da gama EOS R, sendo ideal para fotografar em movimento. O sensor acompanha os olhos das pessoas no visor ou ecrã LCD. A câmara oferece uma capacidade de disparo contínuo de até 6,5 fps com AF One Shot e 3,5 fps com o AF Contínua.

Veja na galeria imagens da Canon EOS R100:

O objetivo da fabricante é oferecer uma alternativa com mais qualidade às imagens captadas com o smartphone topo de gama. Promete cores com maiores detalhes, mesmo quando capta imagens em condições com fraca iluminação. Também pretende oferecer efeitos de bokeh mais detalhados e “autênticos”, procurando suavizar o fundo de forma mais harmoniosa, salientando o motivo da fotografia.

Se a preferência é gravar vídeo, a EOS R100 permite registos a 4K, 1080p a 60 FPS, ou 120 FPS a uma resolução de 720p, caso deseje criar composições em câmara lenta.

A EOS R100 pesa 356 gramas, sendo mais leve que uma DSLR tradicional. E tem um punho confortável e uma interface com controlos intuitivos com modo guiado para ajudar na captação das melhores imagens em família.

A câmara apresenta filtros criativos a serem utilizados com imagens JPG. Tem ainda conetividade por Wi-fi, Bluetooth e Canon Connect, para poder controlar remotamente a câmara com o smartphone ou partilhar rapidamente na cloud. Pode manter as fotos na cloud por 30 dias, no image.canon.

Quanto ao preço, há duas configurações de objetivas, a RF-S 18-15 e a RF-S 55-210 mm. A primeira custa 749 euros e a segunda a 999 euros. As câmaras são lançadas entre a última semana de junho e a primeira de julho.

Além da câmara, os utilizadores podem aceder a diversos acessórios, tais como objetivos AF, microfones e Speedlites, caso precise elevar as composições fotográficas a um próximo nível. A câmara é também compatível com as objetivas RF e RF-S da Canon.

A fabricante introduz ainda no mercado a nova objetiva RF 28mm F2.8 STM, numa forma de panqueca, sendo muito compacta e leve, desenhada para ser uma combinação com a mais recente EPS R8. Uma vantagem apontada é que esta pode ser arrumada facilmente em qualquer kit fotográfico. A lente custa 419 euros e vai ser lançado no início de julho.

Veja na galeria imagens da nova objetiva:

Um novo acessório é o cabo para a sapata multifuncional da Canon, o OC-E4A, que está presente em diversas câmaras com sistema EOS R. Este serve para ligar acessórios externos, tais como as luzes Speedlites, mas também alimentar microfones.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.