Muitos criadores de conteúdos e vloggers têm sempre um smartphone à mão ou uma câmara compacta para registar os momentos espontâneos de criatividade em vídeo. É a pensar neste público que a Canon revelou a nova PowerShot V10. A começar pelo seu formato compacto, o design da câmara sai fora do convencional, ao ser mais próximo do formato de um smartphone.

Este pode ser colocado facilmente em cima de uma mesa, permitindo utilizar um smartphone para controlo remoto, tanto a gravar um vídeo para um vlog ou assumir-se como uma webcam para uma transmissão em direto. O objetivo da fabricante foi criar um produto pequeno, leve (pesa 211 gramas) e compacto, com uma qualidade de imagem superior e áudio dos seus microfones de topo, para levar sempre no bolso. E tem um botão de gravação no centro do equipamento, pensado para ser utilizado apenas com uma mão, enquanto segura o equipamento.

A câmara pode captar imagens a 9:16 e 16:9 e tem um sistema anti-trepidação, mesmo quando grava vídeo a 4K, com desfoque de fundo com uma aparência mais profissional. A PowerShot V10 oferece um sensor CMOS grande de 1 polegada, prometendo qualidade de imagem tanto ao nível de vídeo, como de fotografia. E para aqueles que precisam de uma dose extra de criatividade, a câmara dispõe de 14 efeitos de filtros de cor incluídos, assim como o modo de suavização da pele, tal como utilizaria no Instagram.

Veja na galeria imagens da Canon PowerShot V10:

E por falar em redes sociais, a câmara adapta-se automaticamente à orientação pretendida, seja na vertical ou horizontal. No entanto, está limitada a uma hora de gravação contínua. A câmara ajuda também a nivelar a cena automaticamente, evitando dessa forma cenas inclinas e poupar tempo na edição.

Os dois microfones estéreo foram pensados nos utilizadores que precisam de gravar tanto num ambiente interior como exterior, seja para narração ou outro tipo de conteúdo. Um terceiro microfone ajuda a reduzir o ruído de áudio, como o vento, por exemplo, reforçado com o filtro opcional.

O equipamento conta com um ecrã tátil de 2 polegadas, com uma interface especializada, além de poder ser girado para a frente, para que ajude a enquadrar o utilizador. Tem um suporte integrado, para colocar em cima da mesa, de forma a ajudar em unboxings ou vídeos de sessões de perguntas e respostas.

Tal como outras câmaras da Canon, o novo modelo suporta a aplicação Camera Connect, de forma a facilitar a transferência dos vídeos e fotografias para o smartphone ou computador através de Wi-fi. Além disso pode ter acesso à cloud image.Canon para armazenar os vídeos e imagens. Também pode ligar por USB ao computador, para transferir e utilização como webcam, ou diretamente a um ecrã via HDMI. É também possível fazer live streams a partir da câmara em transmissão no YouTube e Facebook.

Canon PowerShot V10

A PowerShot V10 chega ao mercado em meados de junho, em dois kits. O padrão custa 479,99 euros e inclui o cabo de alimentação, um estojo flexível, uma tampa para a objetiva, uma proteção de microfone e uma correia para o pulso. Já o kit avançado custará 519,99 euros, inclui ainda um acessório, um suporte para fixar um anel de luz ou um microfone externo, criado em parceria com a SmallRig.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.