A Canon acaba de patentear uma câmara diferente do habitual. A empresa parece ter ido buscar inspiração à linha Osmo, da DJI, e cruzou o conceito com aquilo que faz de melhor: câmaras sem espelhos. O documento foi detetado pelo portal Canon News.

O aparelho conta com um mecanismo giratório que permite ao sensor mudar a sua posição, o que facilita a transformação desta lente numa câmara de selfies. Esta característica torna a máquina numa solução adequada para o vlogging, por exemplo, uma vez que permite uma gesticulação natural do pulso e da mão, bem como uma monitorização das imagens em foco através de um ecrã complementar que transmite tudo o que está a ser captado em tempo real.

É de sublinhar a ausência de uma referência à existência de um mecanismo de estabilização mecânica, como um gimbal, pelo que esta poderá ser assegurada de uma outra forma. Uma das vantagens, por outro lado, é o suporte para sensores full-frame Canon, o que abre portas ao registo de imagem de qualidade superior.

De notar que, tal como todas as outras patentes, não significa que este aparelho venha a ser materializado num produto final comerciável. Contudo, como sublinha a Canon News, a empresa registou cinco patentes relacionadas com o design desta câmara o que indica, pelo menos, que estão a ser feitos sérios investimentos no seu desenvolvimento.

No mercado do vlogging, joga a favor da Canon toda a sua experiência na indústria fotográfica, bem como a reconhecida qualidade dos produtos da marca. No entanto, apesar de ainda não sabermos o preço deste aparelho, é provável que a marca acabe por o vender alguns euros acima da concorrência, exatamente pela mesma razão.