A fabricante japonesa Canon deu recentemente a saber que pretende entrar no negócios dos televisores a partir do próximo ano, desenvolvendo ecrãs numa joint venture com a também japonesa Toshiba.



Canon e Toshiba trabalham em parceria desde 1999 para desenvolver uma nova geração de ecrãs denominada SED, sigla para "Surface-conduction Electron-emitter Displays", e pretendem estabelecer uma joint venture em 2004 para a produção em massa desses mesmos ecrãs, afirmou um porta-voz da Canon citado pela Associated Press.



Os ecrãs de tecnologia SED emitem luz própria e não necessitam da luz negra dos actuais ecrãs de cristal liquido. Também consomem menos energia do que os ecrãs plasma, populares para grandes monitores. A imagem dos SED também se prevê mais luminosa e clara do que a verificada nos ecrãs actuais.



Segundo o noticiado recentemente pelo diário japonês Nihon Keizai Shimbun, os televisores SED serão fabricados sob ambas as marcas Canon e Toshiba. A princípio serão na sua maioria vendidos fora do Japão, de modo a tirar vantagem da imagem de marca da Canon na área das câmaras fotográficas digitais e dos equipamentos de escritório.



A Toshiba anunciou recentemente que iria parar de fabricar tubos de raios catódicos para televisores no Japão, e segundo o jornal é provável que a fábrica onde se montavam esses TRC seja a partir de agora utilizada para o fabrico dos novos ecrãs. Nenhuma das duas empresas comentou esta última especulação.



Tal como a Sony, a Toshiba tem vindo a ficar para trás face às suas rivais, nomeadamente a Sharp, nos ecrãs LCD e plasma e pretende alcançá-las com os ecrãs SED. A Dell e a Gateway também entraram recentemente no mercado dos ecrãs para televisores com dispositivos mais finos, aumentando a concorrência, enquanto, ao que tudo indica, a HP se prepara para fazer o mesmo.



Notícias Relacionadas:

2003-11-27 - HP segue outras fabricantes de PCs e investe na electrónica de consumo

2003-09-16 - Dell prepara-se para investir em televisões de ecrã plano

2003-05-09 - Gateway alarga linha de produtos para televisores e câmaras digitais