A Google diz estar preparada para lançar o seu mais recente algoritmo, querendo isto dizer que as próximas versões do Google Chrome já deverão permitir uma navegação mais rápida na Internet.

Na prática o que este novo algoritmo faz é comprimir ainda mais os ficheiros que existem numa determinada página Web, o que permite acelerar até 25% o carregamento dessa mesma página. Para os utilizadores isso significa uma redução no tempo de espera até que um site esteja totalmente carregado.

Tornando o conteúdo mais leve a Google também espero que os utilizadores do Chrome em dispositivos móveis tenham mais vantagens: maior poupança no plano de dados e um menor consumo energético.

O novo algoritmo que a Google vai aplicar ao seu navegador de Internet tem o nome de Brotli, tendo sido oficialmente apresentando em 2015. Este novo ‘compressor’ aparece cerca de três anos depois de a tecnológica de Mountain View ter introduzido a última versão do algoritmo Zopfli.

Escreve a imprensa internacional que a Google tenciona ver o seu novo algoritmo aplicado a mais navegadores de Internet, pelo que no espaço de alguns meses as melhorias sentidas não serão um ‘exclusivo’ do Chrome.