É verdade que a nova Xbox Series X só vai chegar ao mercado em novembro deste ano, mas a Microsoft acaba de revelar quais são as novidades que os gamers poderão encontrar no dashboard e na interface da nova consola, com uma maior ênfase na rapidez. Além de estarem disponíveis na próxima geração da consola da gigante tecnológica, as mudanças vão ser aplicadas à Xbox One, ao Xbox Game Pass para PC e a todas as aplicações móveis da Xbox.

Numa publicação no blog oficial da Xbox, Chris Novak, responsável do departamento de pesquisa e design, explica que o Home Screen da Xbox Series X vai ter tempos de carregamento 50% mais rápidos. A Microsoft reduziu o “peso” do menu inicial, assim como do Guia e da loja digital da Xbox. As funcionalidades passarão a consumir menos 40% de memória na nova consola.

“A Xbox Series X vai definir um novo padrão em matéria de velocidade quando for lançada em novembro”, afirma Chris Novak, acrescentando que a empresa quer tomar a mesma abordagem para acelerar as experiências de jogo em todo o ecossistema Xbox.

“A Xbox Velocity Architecture e a tecnologia Quick Resume fazem com que seja possível iniciar um jogo mais rapidamente” indica o responsável. A rapidez no processo de descoberta, partilha e download de jogos é também uma prioridade, mesmo quando os gamers não têm a consola por perto.

Além da rapidez, a Microsoft quer que a experiência Xbox seja convidativa. As interfaces do ecossistema foram redesenhadas para serem mais apelativas ao olhar e mais intuitivas na utilização, contando com texto mais legível e com formatos de letra e de estilo mais consistentes.

Segundo Chris Novak, está a ser preparada uma nova aplicação móvel da Xbox que permitirá aos gamers uma partilha mais facilitada dos seus momentos de jogo preferidos. Por exemplo, ao partilhar um clip de um videojogo através da consola, ele será automaticamente enviado para a aplicação, para que possa ser publicado numa rede social.

Com a nova app, os jogadores poderão também enviar mensagens entre si e até criar Grupos. De acordo com o responsável, os Grupos e os Chats vão estar localizados numa única aba que pode ser encontrada no Guia.

Mas há mais novidades a caminho e a Microsoft afirma que quer continuar a construir o ecossistema e a melhorar as experiências tendo em conta o feedback dos jogadores.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.