O carro sem condutor da Google conseguiu uma licença (oficial) para circular, isto nas estradas do estado norte-americano de Nevada.



A licença foi emitida pelas autoridades locais depois de realizados vários testes, que mostraram que o veículo que se conduz a ele próprio é tão seguro como os conduzidos por pessoas.



Foram igualmente analisados os planos de segurança do projeto, assim como as funções do sistema e os mecanismos de comunicação de acidentes, reporta a imprensa internacional.



De qualquer forma, o Departamento de Veículos Automóveis (DVA) do estado do Nevada não deixa de exigir duas pessoas nos carros da Google, uma atrás do volante, que possa assumir o comando caso surja um imprevisto, e outra a monitorizar o computador que mostra a rota traçada.



Começado a desenvolver em 2010, o carro sem condutor da Google tem vários sensores e câmaras para registo de imagem e avaliação da proximidade de obstáculos.



Assenta igualmente num sistema de GPS, que inclui informação sobre os limites de velocidade impostos à circulação, assim como todos os dados recolhidos através do Street View.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé