A National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), autoridade norte-americana que corresponde ao nosso Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), declarou que o computador responsável por controlar os chamados carros será considerado um condutor sob as leis federais daquele país.

A declaração surgiu em resposta a um pedido anterior da Google sobre a forma correta de homologar o carro sem condutor que tem vindo a desenvolver.

A gigante tecnológica submeteu a sua proposta de carro que “não precisa de ter um condutor humano” no passado mês de novembro.

Em resposta enviada há uns dias atrás, a NHTSA diz que vai “interpretar ‘condutor’” no contexto do veículo motorizado descrito pela Google como o sistema de autocondução que o controla, “e não como um dos ocupantes do veículo”.

A entidade reguladora concorda que o carro autónomo da Google “não tenha um ‘condutor’ no sentido tradicional em que os carros tiveram condutores durante os últimos mais de 100 anos”.

A resposta da NHTSA é uma excelente notícia não só para a Google, mas para todas as empresas que estão a investir na tecnologia, significando um grande passo para o reconhecimento legal que possibilita que os carros autónomos circulem na estrada.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.