O Cartão de Cidadão passa, a partir deste mês, a contar com uma nova funcionalidade, que pode vir a facilitar a vida aos cerca de 12 mil utilizadores que recorrem à via electrónica para enviar actos oficiais para publicação no Diário da República.

A partir da próxima segunda-feira, dia 20, o documento vai servir também para autenticação dos representantes de institutos, escolas, hospitais, municípios e órgãos da Administração Pública, que submetem, através do portal do jornal oficial, os actos (nomeações, despachos, concursos, etc) para publicação.

O Cartão de Cidadão passa a poder ser usado pelos 12 mil representantes registados para este efeito, "em alternativa ao actual procedimento de autenticação", que é "semelhante ao do homebanking (login, password e código matriz)", explica em comunicado a Imprensa Nacional - Casa da Moeda (INCM), que recebe mensalmente cerca de 10 mil actos por esta via.

A nova funcionalidade constitui "uma ferramenta de autenticação mais simples e muito segura", defende o INCM. Segundo o instituto, a adopção da nova forma de autenticação exige um leitor de cartões, ligado a um computador pessoal, com a devida aplicação informática instalada - que pode ser descarregada gratuitamente no site do CC ou aqui.

Concluída a instalação, o registo do utilizador da entidade no portal do Diário da República deve ser associado ao Cartão de Cidadão e, no envio dos actos para publicação, o utilizador apenas precisa de inserir o cartão no leitor e digitar o PIN - que lhe foi fornecido na carta de notificação para levantamento do Cartão de Cidadão.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.